Um grupo de representantes de diversos ministérios foi criado com o objetivo de propor estratégias para promover a eficiência energética no país. A resolução do Conselho Nacional de Política Energética que cria o Comitê Técnico para Eficiência Energética (CTEE) foi publicada hoje (01/02) no Diário Oficial da União.
Leia mais notícias em Economia
O comitê será responsável pelo estudo de programas e medidas de eficiência energética e de pesquisa e desenvolvimento nessa área, centralizando essas ações. Entre as ações de eficiência energética em estudo no Ministério de Minas e Energia está a definição de estratégias para reduzir o consumo dos compressores de refrigeradores comerciais.
Atualmente, há cerca de 3 milhões de expositores refrigerados em bares e outros estabelecimentos comerciais que consomem muita energia, e esse estoque é renovado a cada dez anos. Aumentar a eficiência desses equipamentos pode trazer benefícios rápidos na racionalização do consumo no setor.
O CTEE será composto por representantes dos ministérios de Minas e Energia, responsável pela coordenação do grupo; Ciência e Tecnologia e Inovação; Planejamento; Fazenda; Meio Ambiente; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e Transportes; além da Casa Civil da Presidência da República e do Fórum Nacional dos Secretários de Energia.