Jacqueline Saraiva
postado em 03/02/2016 06:21
Aeronautas e Aeroviários estão de braços cruzados desde às 6h desta quarta-feira (3/2) e devem permanecer assim até às 8h. A paralisação afeta 12 aeroportos em todo o país. Segundo o os sindicatos que representam as categorias, a estimativa era de que ao menos 200 voos fossem impactados com a medida. Entre as recomendações aos passageiros que têm passagens marcadas para hoje, a principal é que cheguem o mais cedo possível aos terminais, para evitar mais atrasos. Veja outras dicas abaixo.
No Aeroporto de Brasília JK, dezenas funcionários circulavam pelo terminal, com faixas, e usando megafones para fazer as reivindicações da categoria. Em nota, a Inframerica, administradora do terminal, orienta os passageiros a buscarem informações sobre voos, remarcações e cancelamentos com as companhias aéreas.
Com as manifestações de hoje, 39 dos 100 voos previstos para partirem até 12h saíram com atrasos superiores a 30 minutos e 21 foram cancelados. Até às 10h, 14 voos estavam atrasados. Para o dia todo são esperados 538 pousos e decolagens. O fluxo médio diário do aeroporto é de aproximadamente 54 mil passageiros.
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), os aeroportos do Brasil registraram 36 voos atrasados entre 6h e 7h, todos eles domésticos. Ao todo, a Infraero contabilizou 297 movimentações domésticas entre meia noite e 7h, das quais 40 registraram algum tipo de atraso (13,5% do total) e 42 foram canceladas (14,1%). O aeroporto de Recife concentra o maior número de atrasos (10), enquanto o terminal de Congonhas (São Paulo) foi o principal contribuinte para os cancelamentos (12).
Multa por descumprimento
A determinação do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Maurício Godinho Delgado, é de que 80% dos funcionários permaneçam em atividade durante o movimento, sob pena de multa de R$ 100 mil. No entanto, não há garantia de que a ordem seja cumprida. Por isso, os passageiros devem se antecipar, tentar fazer check-in pela Internet e observar seus direitos em caso de problemas.
As principais empresas aéreas do país, ligadas ao Sindicato Nacional de Empresas Aéres (Snea) ; TAM, Avianca e Gol ;, afirmam que vão remarcar as passagens dos que desejam mudar o horário ou data da viagem, sem cobrança de taxas, mas de acordo com a disponibilidade nos voos.
Reivindicações
Apesar de o movimento ter sido inicialmente marcado apenas para hoje, representantes do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) não descartam a continuidade das paralisações. Eles reivindicam 11% de reajuste salarial retroativo à data-base, em 1; de dezembro. Na proposta apresentada pela Snea, na semana passada, não há retroatividade e o percentual seria dividido em duas ou três vezes, dependendo do salário, o que não foi aceito pelas categorias.
Segundo o sindicato patronal, as empresas ofereceram melhorias sociais além de garantir o pagamento dos 11% pedidos pelos trabalhadores, só que parcelado e valendo a partir de agora. Os funcionários que ganham até R$ 1,5 mil teriam o aumento dividido em duas vezes, de 5,5% em fevereiro e junho; e os com salários entre R$ 1,5 mil e R$ 10 mil, em três, de 3%, 2% e 6%, encerrando em novembro.
Fique atento
Quais terminais são afetados pela paralisação?
Os terminais de Brasília, Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont, Galeão, Viracopos, Porto Alegre, Recife e Fortaleza.
Por quanto tempo durará o ato?
A previsão é de que a paralisação ocorra das 6h às 8h.
Como o passageiro deve proceder
Os que têm passagens marcadas para este horário devem se antecipar, tentando chegar mais cedo aos terminais, fazer check-in pela Internet, celular ou totem para autoatendimento e procurar as companhias aéreas para solucionar dúvidas. As principais empresas aéreas afirmam que vão remarcar as passagens dos que desejam mudar o horário ou data da viagem, sem cobrança de taxas, mas dependendo da disponibilidade de vôos.
Como proceder em caso de problemas com atrasos e cancelamento de voos?
Segundo a Agência Nacional de Aviação (Anac), as companhias aéreas devem informar sobre atrasos e cancelamentos. Os passageiros têm direito à alimentação em caso de atrasos superiores a duas horas e a traslado para atrasos superiores a quatro horas
Onde reclamar?
Além dos setores responsáveis nas companhias aéreas, os passageiros também podem fazer reclamações junto a Anac, pelo telefone 163 ou pela internet
Com informações de Isabella Alvim