Economia

Índice de preços ao produtor dos EUA sobe mais que o previsto em janeiro

Economistas consultados pela Dow Jones Newswires previam queda de 0,2% no PPI e alta de 0,1% no núcleo

Agência Estado
postado em 17/02/2016 11:54
O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos EUA subiu 0,1% em janeiro, na comparação com dezembro, informou o Departamento do Trabalho. Excluindo itens voláteis, como energia e alimentos, o núcleo do PPI avançou 0,4%. Economistas consultados pela Dow Jones Newswires previam queda de 0,2% no PPI e alta de 0,1% no núcleo.

Em relação a janeiro do ano passado, o PPI teve queda de 0,2%, no 12; mês seguido que recuo anual, enquanto o núcleo aumentou 0,6%. Uma medida alternativa do núcleo do PPI - que também exclui os preços dos serviços do comércio - subiu 0,8% nos 12 meses terminados em janeiro.

Os preços dos bens para o produtor caíram 0,7% em janeiro ante dezembro, em boa parte por causa de uma grande queda nos preços da energia, que recuaram 5,0%. Os preços dos alimentos subiram 1,0% e os preços dos serviços tiveram a terceira alta consecutiva, de 0,5%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação