Jornal Correio Braziliense

Economia

Banco Mundial estima impacto 'modesto' da zika na América Latina

Se a correlação entre a zika e a síndrome neurológica de Guillain-Barré (SGB) for confirmada, e a transmissão de sexualmente do vírus da zika, ou as percepções de risco aumentarem, "os impactos econômicos podem ser significativamente maiores", disse o Banco

Washington, Estados Unidos - O vírus da zika terá um impacto "modesto" na economia da América Latina e do Caribe, estimou nesta quinta-feira (18/2) o Banco Mundial, anunciando 150 milhões de dólares para combater a doença na região.

"As estimativas iniciais do impacto econômico a curto prazo da epidemia do vírus da zika para 2016 na América Latina e no Caribe são modestos", afirmou a instituição em comunicado.

Segundo o Banco, cerca de 478 milhões de dólares em investimentos podem ser perdidos por causa da doença, ou 0,06% do Produto Interno Bruto (PIB) regional.

Mas essas estimativas são baseadas no pressuposto de uma resposta internacional "rápida e coordenada" contra a propagação do vírus, e no pressuposto de que os riscos mais graves para a saúde estão restritos às mulheres em idade reprodutiva.

Leia mais notícias em Economia

Ainda assim, os países que são altamente dependentes do turismo, particularmente no Caribe, podem sofrer perdas de mais de até 1,6% do seu PIB e necessitariam de ajuda internacional adicional para parar o impacto do vírus em suas economias.

Com relação ao PIB, Cuba seria um dos países mais afetados, com 0,86% ou 664 milhões de dólares em investimentos não percebidos, atrás apenas de Belize, com 1,22%.

México sofrerá o maior impacto em termos de dinheiro, 744 milhões de dólares, seguido de Cuba, República Dominicana (318 milhões), Brasil (310 milhões) e Argentina (229 milhões).

Da mesma forma, se a correlação entre a zika e a síndrome neurológica de Guillain-Barré (SGB) for confirmados, e a transmissão de sexualmente do vírus da zika, ou as percepções de risco aumentarem, "os impactos econômicos podem ser significativamente maiores", disse o Banco.

"Nossa análise sublinha a importância de uma ação urgente para parar a propagação do vírus e proteger a saúde e o bem-estar das pessoas em ações de países afetados", disse o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, citado no documento.

A instituição está preparada para "fornecer suporte adicional se necessário", acrescentou .

Para combater o vírus, o Banco Mundial anunciou 150 milhões de dólares, que estarão "imediatamente disponíveis" para os países afetados.

A ajuda tem como alvo trabalhos de vigilância e controle, cuidado de pessoas em situação de risco como as mulheres grávidas e em idade reprodutiva, e os cuidados pré e pós-natal para as complicações neurológicas, entre outras respostas contra o vírus, de acordo com o comunicado.

Com mais de 1,5 milhões de pacientes no Brasil e 31.000 na Colômbia, a América do Sul é a região mais afetada pelo zika, um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue, a febre amarela e a chikungunya.