Economia

Moody's rebaixa rating do Brasil e país perde grau de investimento

Segundo a agência, o rebaixamento foi motivado pela perspectiva de mais deterioração nas métricas de crédito do Brasil

postado em 24/02/2016 09:38
A agência de classificação de risco Moody;s rebaixou o rating do Brasil em dois graus, de Baa3 para Ba2, com perspectiva negativa. Com isso, o país perdeu o grau de investimento pela Moody;s. Segundo a agência, o rebaixamento foi motivado pela perspectiva de mais deterioração nas métricas de crédito do Brasil, em um ambiente de baixo crescimento, com a dívida do governo podendo superar 80% do Produto Interno Bruto (PIB) dentro de três anos.

A Moody;s ainda destaca a desafiadora dinâmica política, que continua dificultando os esforços de consolidação fiscal das autoridades e adiando reformas estruturais. Já perspectiva negativa, segundo a agência, reflete a visão de que há riscos de uma consolidação e recuperação ainda mais lenta, ou de que ocorram choques adicionais. Com isso as incertezas estão crescendo, criando dúvidas sobre a magnitude da deterioração do perfil de dívida do Brasil ao longo do horizonte de rating.

[SAIBAMAIS]Em nota, o ministério da Fazenda afirmou que o governo reitera que a posição das agências de rating não altera o comprometimento com o ajuste fiscal necessário para a estabilização da trajetória da dívida pública e na perspectiva de recuperação da economia brasileira no médio prazo.

Rebaixamentos em série
A primeira agência que retirou o grau de investimento do país foi a Standard & Poor;s. O rebaixamento veio em 9 de setembro do ano passado, quando a S cortou em um grau (de BBB- para BB%2b). Em julho, a agência já havia alertado analistas do mercado financeiro quando, no dia 28, havia alterado a perspectiva da nota para negativa.



A segunda ação de classificação do Brasil como mau pagador ocorreu em16 de dezembro pela Fitch. A agência alterou o rating do Brasil de BBB- para BB%2b, com perspectiva negativa. Na semana passada, a Standard & Poor;s decidiu reduzir a nota brasileira em mais um grau. No dia 17, a S mudou o rating de longo prazo em moeda estrangeira do país de BB%2b para BB com perspectiva negativa.

A decisão dupla da Moody;s chega em um contexto político delicado. Nesta quarta-feira, 24, João Santana, marqueteiro das campanhas eleitorais da presidente e Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prestará depoimento para a Polícia Federal. Além disso, o vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, afirmou que é possível incluir novas provas, colhidas no âmbito da Operação Lava Jato, no processo que pede a cassação do mandato da presidente da República e do vice, Michel Temer.

Com informações da Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação