Economia

Ter todos os documentos em mão é fundamental para evitar problemas com o IR

Tecnologia permite ao Fisco cruzamento de dados

Rosana Hessel
postado em 28/02/2016 08:10
Ana Mascolo conta com os conselhos e o auxílio do pai, Luiz Fernando, para prestar contas ao Leão

Um erro simples na hora de declarar o Imposto de Renda pode levar o contribuinte à malha fina e se tornar um problema difícil e demorado de resolver. Em média, de 500 mil a 800 mil pessoas costumam ter a declaração retida anualmente. De acordo com dados da Receita Federal, isso ocorre, em grande parte, por erros de digitação, por esquecimento da informação de uma segunda fonte de renda, ou por perda de recibos médicos. É preciso ter cuidado, pois, caso o Fisco considere que o erro foi intencional, a multa pode ser salgada, avisam os especialistas.

O supervisor nacional de Imposto de Renda da Receita, Joaquim Adir, aconselha que, ao longo do ano, o contribuinte guarde todos os documentos em uma pasta. ;Isso facilita o processo e ajuda a acelerar o pagamento da restituição, quando ela é feita no início;, orienta. Ele lembra que as pessoas que enviam a declaração no início do prazo, sem erros ou conflitos de informações, recebem a restituição mais cedo, assim como idosos, pessoas portadoras de doenças graves e deficientes físicos. Os valores são pagos a partir de junho, em sete lotes até dezembro. Depois disso, o contribuinte caiu na malha fina.

A advogada aposentada Maria Cristina de Oliveira, 59 anos, já perdeu a conta de quantas vezes teve a declaração retida. ;Para mim, uma vez na malha, sempre na malha, pois a Receita vigia mais ainda os nossos passos. Fiz retificadora da minha declaração para ver se este ano saio da malha;, comenta. Maria Cristina precisa declarar a pensão das filhas e acabava sempre tendo problemas com as despesas porque elas precisam ser feitas em separado.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação