Economia

"Temos de agir rápido", diz Barbosa sobre destravar economia do Brasil

Ministro da Fazenda afirmou que o "governo precisa do espaço fiscal para acomodar eventuais frustrações de receitas"

postado em 10/03/2016 11:56
O Ministro da Fazenda Nelson Barbosa fez um discurso duro durante um evento, nesta quinta-feira (10/3), dirigido aos principais partidos da base aliada, e pediu urgência na aprovação de medidas para destravar a economia. "Temos que agir rápido. Precisamos adotar medidas de curto prazo, mas também reformas que garatam a sustentabilidade do crescimento da economia brasileira e o controle da inflação", disse.

Leia mais notícias em Economia

Segundo ele, o governo precisa do espaço fiscal "no curto prazo para acomodar eventuais frustrações de receitas." "O nosso orçamento primário é bem rígido. Hoje 91% das despesas são obrigatórias. E, mesmo dentro das depesas discricionárias, há uma certa rigidez. É por isso que qualquer proposta de controle do gasto primário, envolve, necessariamente, uma proposta de reforma da previdência. previdência", sentenciou.

A declaração foi dada durante o evento "30 anos do Tesouro Nacional", no Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

O ministro ainda afirmou que o governo mantém a proposta de construir, com foro primeiramente em concluir as discussões do fórum da Previdênica e, depis disso, construir uma proposta de envio ao congresso no final de abril. "Essa proposta é importante porque ela enfrenta o principal gasto primário da união e pode fazer isso de uma forma gradual e previsível, sem grandes sobressaltos e sem grandes supresas. E com essa combinação de reforma de longo prazo e ações de curto prazo que a gente vai conseguir resolver os problemas mais rapidamente", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação