Economia

Atividade da economia cai 0,1%, puxada por consumo das famílias, diz Serasa

Para os economistas da instituição, as quedas representam "tanto um prolongamento quanto um aprofundamento do atual quadro recessivo do país"

Agência Estado
postado em 16/03/2016 11:14
A atividade econômica brasileira medida pela Serasa Experian abriu o ano de 2016 com retração de 0,1% em janeiro na comparação com dezembro do ano passado. Sob a ótica da demanda, o destaque negativo foi o consumo das famílias, com queda de 1,1%, enquanto pelo lado da oferta a indústria encolheu 1,0% na margem. Na comparação com janeiro de 2015, o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica caiu 6,1%, enquanto no acumulado de 12 meses o declínio ficou em 4,2%.

[SAIBAMAIS]Para os economistas da instituição, as quedas representam "tanto um prolongamento quanto um aprofundamento do atual quadro recessivo do país". Na demanda, o tombo mais intenso na passagem de dezembro para janeiro foi no consumo das famílias, que encolheu 1,1%. Além disso, as exportações encolheram 0,1% e as importações, que entram no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) com sinal invertido, avançaram 4,0%.



As contribuições positivas partiram da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), com alta de 3,9%, e do consumo do governo, que cresceu 1,4%. Em relação a janeiro de 2015, a principal contribuição positiva partiu da queda de 27,4% nas importações e da alta de 2,7% nas importações. Já os investimentos encolheram 18,6%, o consumo das famílias, 7,6% e o consumo do governo, 0,3%

Sob a ótica da oferta, a maior contribuição para o resultado negativo do indicador, conhecido como PIB Mensal, deveu-se exclusivamente à indústria, que teve um desempenho 1,0% inferior ao de dezembro, já descontados os efeitos sazonais. Por outro lado, os Serviços avançaram 0,2% e a Agropecuária, 2,2%, na mesma base de comparação. Em relação a janeiro de 2015, as quedas foram generalizadas: a indústria caiu 11,7%, os serviços, 4,2% e a agropecuária, 3,9%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação