Economia

Órgãos de defesa do consumidor temem fraude em abertura de conta pela web

Bancos poderão oferecer a facilidade aos clientes, desde que tenham como verificar a identidade dos usuários, por meio de reconhecimento facial ou de voz

Rodolfo Costa
postado em 26/04/2016 07:59
Os consumidores agora podem criar e encerrar contas-correntes e poupança pela internet. Em resolução publicada ontem, o Banco Central (BC) estabeleceu as normas para a regulamentação desse tipo remoto de relação entre clientes e instituições financeiras, sem a necessidade de fazer o processo em uma agência bancária. A decisão está em vigor e já pode ser oferecida pelas empresas, desde que disponham de meios de controle para a verificação da identidade das pessoas.

A medida traz praticidade dentro de um ambiente em que já existe uma crescente demanda dos consumidores pela utilização dos serviços financeiros em ambientes virtuais. Atualmente, algumas instituições oferecem contas eletrônicas, em que o consumidor pode realizar movimentações pela internet. A novidade, agora, é assegurar meios para que o consumidor inicie ou encerre o vínculo com a instituição onde estiver, o que não impede o cliente de ter acesso ou fazer movimentações por uma agência.

[SAIBAMAIS]Para especialistas, será preciso, no entanto, que as instituições financeiras garantam ferramentas para proteger os dados dos consumidores, de maneira que não sejam usados por terceiros. ;É preciso que os bancos adotem todos os esforços para evitar fraudes e até lavagem de dinheiro;, ressaltou a coordenadora Institucional da Proteste Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci.



Sem a necessidade de apresentação de documentos diretamente para o banco, Ione Amorim, economista e pesquisadora do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), acredita as fraudes vão se tornar até mais intensas com o processo de criação de contas pela internet. ;Pelo histórico de documentação falsa, se já acontecem casos de fraude em ambiente físico, em ambiente virtual, que é muito mais propício, vai continuar acontecendo. Investimentos serão necessários para garantir uma plataforma segura para o consumidor utilizar;, ponderou.

Na avaliação da chefe do Departamento de Normas do BC, Sílvia Marques, os mecanismos de abertura e encerramento de contas por meios remotos pode ser até mais eficaz do que os processos atuais. Entre os procedimentos que poderão ser adotados é a verificação do local do consumidor por meio de GPS, análises do e-mail cadastrado, além de exigências por certificação digital, reconhecimento facial ou de voz. ;Os instrumentos permitem várias checagens eletrônicas e permitem dizer que o risco está mitigado;, sustentou.

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