Jornal Correio Braziliense

Economia

PMDB pode perder presidência da Comissão Mista de Orçamento para o PR

É pela CMO que passam as propostas de alteração das metas fiscais na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

Às vésperas da votação da admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff pelo Senado Federal, o PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer, sofreu um revés na Comissão Mista de Orçamento (CMO) no Congresso Nacional. A legenda corre o risco de perder a presidência da comissão para o bloco liderado pelo PR, que passou a ter o maior número de integrantes na CMO. A sessão desta quinta-feira (5/5), para a instauração da comissão para o ano de 2016 e a eleição da mesa diretora, foi suspensa.

Leia mais notícias em Economia

A comissão, composta por 40 parlamentares das duas Casas, é uma das mais importantes para o Executivo, pois é por ela que passam as propostas de alteração das metas fiscais na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Perder o comando dela será um problema par o eventual governo Temer.

O PMDB, tradicionalmente, tinha a maioria da representação da comissão, mas, nessa nova sessão legislativa, isso não ocorreu. Devido à nova composição da Câmara dos Deputados com a janela partidária deste ano, bloco peemedebista junto com o PEN tem quatro deputados titulares, o mesmo número que o PT. Já o PR, em conjunto com o PSD e o PROS, possui cinco titulares por possuir a maior fração das bancadas. Por conta disso, reivindicou a indicação do presidente da CMO. O escolhido é o deputado Milton Monti (PR-SP). ;O nome do bloco (para a presidência) é o meu nome;, afirmou.

Até ontem, havia um entendimento de que a eleição da CMO seria tranquila, tanto que o deputado federal Sergio de Souza (PMDB-MG) estava convicto de que seria confirmado como o presidente da comissão, por ter sido indicado pela legenda. Souza evitou confirmar conflito entre os integrantes da CMO. ;Deve haver um acordo. Criar um cenário de disputa nesse momento não é bom;, destacou.

Por ser o mais velho entre os integrantes, o deputado Simão Sessim (PP-RJ), abriu a sessão para a instauração da CMO e a suspendeu logo em seguida, convocando a continuação para a próxima terça-feira (10/05) às 14h30, devido ao ofício assinado pelo presidente do Congresso Nacional, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), destacando a nova composição da CMO.

A presidência da CMO é rotativa ano a ano. Como no ano passado ficou com o Senado Federal, neste ano, será da Câmara, que tem direito a 31 representantes neste ano. E essa troca é mais frequente do que em outras comissões desde o escândalo dos anões do Orçamento para evitar vícios na gestão da Comissão, de acordo com assessores parlamentares.