postado em 07/05/2016 08:49
Com mais de 1 milhão de inscritos, o concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já é, sem dúvida, a maior seleção do ano. As inscrições para a contratação de 950 profissionais ; 150 analistas e 800 técnicos em seguro social ; foram encerradas em 22 de fevereiro; e as provas estão previstas para o próximo dia 15. Brasília é a cidade com o maior número de participantes, são 35.136 concorrentes para 10 vagas (3.513 por chance).Das oportunidades oferecidas, 5% são destinadas a pessoas com deficiência e 20% a negros. Os salários são de R$ 4.886,87 (nível médio) e R$ 7.496,09 (superior). A banca avaliadora, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), aplicará as provas em duas etapas: às 8h, serão examinados os candidatos a técnico, e às 14h, a analistas. Os inscritos terão três horas se meia para fazerem as provas.
Serão 70 questões de conhecimentos específicos de cada cargo e 50 de conhecimentos básicos ; português, raciocínio lógico, noções de informática, direitos constitucional e administrativo, legislação previdenciária ;, certo e errado. Lembrando que a banca anula uma questão certa sempre que o candidato erra outra questão. Ao todo, o exame vale 120 pontos e vai eliminar candidatos com menos que 36 pontos.
Matrículas
Com desemprego em alta, o número de inscritos em cursos preparatórios cresceu. ;Tem muito aluno sem emprego, que vê no concurso uma oportunidade para mudar de vida;, explica a especialista Suzele Veloso.
O estudante Caio Alencar, 23 anos, sonha com uma vaga no serviço público. Para tentar alcançar o objetivo, se afastou das atividades sociais e divide o tempo entre o cursinho preparatório e as horas diante dos livros de direito previdenciário. ;Este ano está deixando a desejar em relação à abertura de novos concursos públicos, então, me inscreverei em todos que abrirem até conseguir passar;, contou.
Com o total de 1.087.804 inscritos, o processo seletivo entrou para a lista dos mais concorridos da história, ao lado de Caixa Econômica Federal e dos Correios.