Economia

Denúncia de irregularidades faz dirigentes do Serpros renunciarem

Presidentes do fundo de pensão dos funcionários do Serpro e do Conselho Deliberativo saem depois que conselheiros afirmaram que escolha foi irregular

Antonio Temóteo
postado em 11/05/2016 07:53
Sede da estatal vinculada ao Ministério da Fazenda: patrocinadora indicará novo nome para os cargos

Em meio a uma série de suspeitas de irregularidades, Cláudio Albuquerque Nascimento e Antonio Carlos Melo da Silva renunciaram na última segunda-feira, respectivamente, aos cargos de presidente executivo e presidente do Conselho Deliberativo do Serpros, fundo de pensão dos empregados do Serpro.

A decisão foi tomada depois de o Correio revelar que os conselheiros eleitos pelos participantes da fundação denunciaram à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão supervisor do sistema de previdência complementar fechado, que a reunião do colegiado que aprovou o nome de Nascimento para o comando do Serpros não teria seguido as regras previstas em lei.



O estatuto da entidade, que possui R$ 5,1 bilhões de patrimônio e 11.884 participantes, determina que qualquer decisão do conselho deliberativo deve ser tomada por pelo menos quatro membros do colegiado. Os conselheiros eleitos alegam que a escolha de Nascimento foi ratificada apenas pelos três indicados pela patrocinadora.

Em carta encaminhada ao conselho deliberativo, Nascimento não esclareceu os motivos da renúncia. ;Após muita reflexão, e considerando que minha vida profissional está pautada em princípios éticos, transparentes e de integridade, e associado à permanente busca pela competência técnica, apresento ao CDE meu pedido de demissão do cargo do diretor presidente do Serpros;, informou.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação