Agência France-Presse
postado em 19/05/2016 06:34
Berlim, Alemanha - O grupo químico-farmacêutico alemão Bayer confirmou nesta quinta-feira (19/5) as primeiras conversações com o grupo de biotecnologia americano Monsanto sobre uma possível fusão, mas até o momento nenhum acordo foi alcançado. "Os diretores da Bayer se reuniram recentemente com os executivos da Monsanto para falar de modo privado sobre uma aquisição negociada da Monsanto", afirma o grupo alemão em um comunicado.
[SAIBAMAIS]A Monsanto confirmou ter recebido uma "oferta firme e não solicitada da Bayer", que está examinando. "Não há nenhuma certeza de que uma transação vai acontecer", insistiu a Monsanto. A Bayer informou que vai divulgar mais informações no momento "apropriado". A fusão criaria um gigante no setor de pesticidas e dos cultivos de organismos geneticamente modificados (OGM).
Também confirmaria a consolidação de uma tendência no setor, após a fusão em curso entre as americanas Dow Chemical e DuPont e a da suíça Syngenta com a chinesa ChemChina. A Syngenta havia rejeitado uma proposta da Monsanto.
As conversações entre Bayer e Monsanto foram reveladas na noite passada pelo Wall Street Journal, que citoi fontes próximas às negociações. A ação da Monsanto subiu em Wall Street na semana passada depois que os boatos sobre uma fusão com a Bayer ou com o grupo alemão BASF, que não foram confirmados.