Agência Estado
postado em 30/05/2016 09:59
O dólar à vista oscila ante o real neste início de sessão desta segunda-feira (30/5). Depois de abrir em queda, passou a subir levemente perante a moeda brasileira. Segundo um operador, houve um movimento de realização logo no início da sessão, após a moeda ter subido na sexta-feira com o discurso mais duro da presidente do Federal Reserve, Janet Yellen. A política, segundo ele, está sendo monitorada, mas não pesa por enquanto nos negócios.A incerteza no cenário político, sinalizada em boletim da clientes pela LCA Consultores, aumentou por causa de revelações que atingem novos atores do governo em exercício de Michel Temer O atual ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, foi flagrado em áudio fazendo críticas à Operação Lava-Jato e orientando a defesa de Machado e do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
A conversa, gravada pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, ocorreu em uma reunião na casa de Renan no dia 24 de fevereiro, quando Silveira ocupava a função de conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Também no cenário político está a visita não prevista na agenda do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, ao presidente em exercício Michel Temer no Palácio do Jaburu.
A visita ocorreu na noite de sábado. Segundo as assessorias de Temer e de Mendes, o tema foi o orçamento da Justiça Eleitoral. Ambos negaram ter tratado de outros assuntos, como a análise das contas da campanha de 2014 que pode levar à cassação da chapa que elegeu Dilma Rousseff e o então vice.
O volume de negócios é pequeno nesse início de sessão e tende a continuar assim. O motivo é o feriado nos Estados Unidos nesta segunda-feira. Os americanos param hoje por causa do Memorial Day. Também não haverá negócios em Londres, por conta de um feriado bancário.
No exterior, o dólar opera em alta ante o iene e a maioria das moedas emergentes e ligadas a commodities. O movimento ainda é uma reação ao discurso da presidente do Federal Reserve que sinalizou na sexta-feira que pode haver elevação dos juros em breve nos EUA, caso a economia do país continue a melhorar.
Às 9h36, o dólar à vista subia 0,09% e era cotado a R$ 3,6133. O contrato para junho subia 0,24% e era cotado a R$ 3,6145.