postado em 01/06/2016 12:30
A nova presidenta do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES), Maria Sílvia Bastos, tomou posse dizendo que, inicialmente, vai revisar as políticas operacionais do banco, ;que são a linha mestra que direciona os investimentos, empréstimos e financiamentos; da instituição.Em cerimônia na manhã desta quarta-feira (1/6) no Palácio do Planalto, o presidente interino Michel Temer empossou também os presidentes da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi; do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli; da Petrobras; Pedro Parente e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ernesto Lozardo.
[SAIBAMAIS]Maria Sílvia contou que o economista Vinícius Carrasco, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, será o responsável pela área de planejamento do banco. ;Vamos repensar o rating, as políticas operacionais e vamos rediscutir a renda variável. É nosso dever, ao entrar em qualquer instituição, repensar o que está sendo feito, principalmente em um momento como esse, de uma crise profunda;, disse.
Sobre os empréstimos feitos pelo BNDES, a nova presidenta do banco ressaltou que trabalhará com os fatos, à medida que eles forem surgindo. Ela contou que está formando uma diretoria de controladoria que organizará o compliance e a gestão de risco e ressaltou que todos os empréstimos do banco são públicos.
;O BNDES, embora talvez não tenha conseguido se comunicar bem, tem todas as informações disponíveis no site, tem as taxas de juros, os empréstimos, as empresas, o banco entregou todas as informações;, disse.
Ela explicou ainda que não faz julgamento de valor sobre o fato de ser uma mulher a ocupar um dos cargos mais importantes do governo de Michel Temer. ;Procuro aceitar cargos para os quais eu acho que posso ser capaz de desempenhar um bom trabalho e sempre cercada por uma equipe, porque ninguém sabe fazer as coisas sozinho. Eu fico muito orgulhosa de ter sido vista dessa forma pelas mulheres, é uma energia positiva incrível, me orgulha muito e pode acreditar que vou fazer de tudo para honrar essa responsabilidade;, disse.