Economia

Meirelles faz 'visita de cortesia' a Lewandowski

O ministro fez as declarações após sair de um encontro com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski

Agência Estado
postado em 07/06/2016 18:42

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta terça-feira (7/6) que a crise econômica foi gerada pela questão fiscal e será solucionada pela mesma via. "Se medidas forem aprovadas no tempo que esperamos que sejam pelo Congresso, certamente o Brasil voltará a crescer dentro do potencial que merece", disse.

O ministro fez as declarações após sair de um encontro com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. Meirelles disse que foi "uma visita de cortesia", para apresentar a nova equipe econômica. Os dois também falaram sobre a situação fiscal do País.



"Conversamos sobre essa nova meta de 2016, de (déficit de) R$ 170,5 bilhões. Conversamos também sobre a proposta de colocação de um teto para as despesas públicas, (com crescimento) limitado à inflação de cada ano", disse Meirelles ao sair do breve encontro, na sede do STF. "O que existe apenas é um processo de limitar o aumento das despesas públicas que siga numa trajetória insustentável ao País, juros cada vez mais elevados, e que continue gerando a recessão e o desemprego em que estamos. É um projeto para retomar a confiança do País", acrescentou.

O ministro da Fazenda disse, no entanto, que não tratou com Lewandowski do reajuste dos servidores nem do reajuste do Judiciário. "Esse assunto está sendo tratado pelo presidente Temer", afirmou.

Meirelles disse ainda que vai ter um encontro preliminar com os secretários de Fazenda estaduais para tratar da questão da dívida dos Estados na próxima quinta-feira. Depois, pretende se reunir com os governadores. Só então uma contraproposta do governo federal deve ser formulada. "A partir daí teremos proposta final, visando a evitar problemas futuros como esse. Queremos limitar a ocorrência desse tipo de situação", concluiu o ministro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação