Economia

Portaria do MME permite emissão de debêntures incentivadas por distribuidor

A emissão de debêntures incentivadas já havia sido autorizada para projetos de geração e transmissão de energia, conforme portaria publicada em maio deste ano.

Agência Estado
postado em 10/06/2016 10:27
O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou no Diário Oficial da União (DOU) portaria que permite às distribuidoras de energia elétrica emitirem debêntures incentivadas para financiar projetos de infraestrutura considerados prioritários pelo governo. A publicação da portaria foi informada na quinta-feira (9/6), pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.

A emissão de debêntures incentivadas já havia sido autorizada para projetos de geração e transmissão de energia, conforme portaria publicada em maio deste ano. Agora, o segmento de distribuição também terá esse direito. Os projetos prioritários deverão se enquadrar nos critérios da Lei 12.431 de 2011.


Os rendimentos dessas debêntures serão isentos de Imposto de Renda, o que eleva a atratividade ao mercado e reduz o custo de financiamento dos investimentos. O prazo mínimo de vencimento é de quatro anos. A remuneração é composta por uma taxa prefixada mais a variação de um índice de preços ou da TR.

De acordo com o Ministério, serão aceitos projetos de investimentos com tensão igual ou superior a 69 kV classificados como obras do sistema de distribuição de alta tensão ou subestação de distribuição. Essa era uma demanda antiga da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação