Jornal Correio Braziliense

Economia

Vitória do Brexit em referendo derruba as Bolsas em todo o planeta

Os bancos foram os mais afetados pela queda generalizada. A libra esterlina registrou o menor nível em relação ao dólar em 31 anos

[VIDEO1]

Londres, Reino Unido - A vitória do Brexit no referendo do Reino Unido abalou os mercados nesta sexta-feira (24/6), em particular as ações dos bancos, e provocou uma fuga dos investidores para os chamados valores refúgio. A libra esterlina registrou o menor nível em relação ao dólar em 31 anos e era negociada no final da manhã a 1,3229 dólar, uma desvalorização de 10% a respeito do fechamento de quinta-feira.

As Bolsas europeias operavam com fortes baixa, mas um pouco menores que no início da sessão, sob o impacto da vitória dos partidários da saída do Reino Unido daa União Europeia (UE) no referendo de quinta-feira. Às 10h10 GMT (7h10 de Brasília), o índice Footsie 100 de Londres caía 5,03%, o Dax 30 de Frankfurt 6,52%, o CAC 40 de Paris 8,32%, o FTSE-Mib de Milão 9,81% e o Ibex 35 de Madri 10,20%.



O Banco Central Europeu (BCE) afirmou que o sistema bancário da Eurozona é "resistente em termos de capital e liquidez", ao mesmo tempo que se declarou disposto a aportar euros e outras divisas para ajustar as engrenagens de crédito. "A vitória do Brexit é um dos maiores choques de todos os tempos", afirmou Joe Rundle, diretor de operações na Bolsa da ETX Capital. "É difícil medir o alcance dos danos aos ativos, mas, no mínimo, podem ser os piores desde o Lehman Brothers", completou, em referência ao colapso do banco de Wall Street que em 2008 precipitou a crise financeira global.

O dólar chegou a ser negociado abaixo dos 100 ienes, a 99,02 ienes, pela primeira vez desde novembro de 2013, antes de recuperar terreno a 102 ienes. A moeda japonesa é considerada um valor refúgio em momentos de incerteza, mas sua valorização prejudica o setor exportador, vital para a economia nipônica.

O ouro, valor refúgio por excelência, alcançou o maior valor desde 2014 e chegou a ser negociado a 1.359,08 dólares a onça. As perdas também afetavam o setor de petróleo: o barril de West Texas Intermediate para entrega em agosto era negociado a US$ 48,69 no Intercontinental Exchange (ICE) de Londres, uma queda de 2,22 dólares em relação ao fechamento de quinta-feira. Nas operações eletrônicas do New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em agosto tinha cotação 47,96 dólares, uma queda da US$ 2,15.