Economia

Estados Unidos criam 287 mil empregos em junho e superam expectativa

O resultado foi o melhor desde outubro do ano passado e foi favorecido pelo fim de uma greve na operadora de telecomunicações Verizon Communications

Agência Estado
postado em 08/07/2016 12:23
As contratações nos EUA ganharam força significativa em junho, sugerindo que o mercado de trabalho dos EUA voltou a ganhar força após a severa desaceleração vista no mês anterior, apesar da turbulência recente vista nos mercados globais após a vitória do chamado "Brexit" no Reino Unido.

Em junho, os EUA criaram 287 mil empregos, considerando-se ajustes sazonais, superando de longe a previsão de analistas consultados pela Dow Jones Newswires, de geração de 165 mil postos de trabalho, segundo dado publicados hoje pelo Departamento de Trabalho norte-americano.

O resultado de junho foi o melhor desde outubro do ano passado e foi favorecido pelo fim de uma greve na operadora de telecomunicações Verizon Communications, que havia eliminado cerca de 35 mil empregos em maio.

Leia mais notícias em Economia


[SAIBAMAIS]As revisões mostraram que em abril e maio foram gerados 6 mil empregos a menos do que calculado originalmente. Segundo os números atualizados, os EUA criaram 11 mil vagas em maio, ante 38 mil na estimativa anterior, e 144 mil postos de trabalho em abril, ante 123 mil na estimativa original.

Entre abril e junho, a geração média de empregos por mês foi de 147 mil, ante 196 mil no primeiro trimestre e 229 mil no segundo trimestre de 2015.

O salário médio por hora trabalhada no setor privado aumentou US$ 0,02 em junho ante maio, para US$ 25,61, representando alta de 0,08%. Na comparação anual, o salário avançou 2,6% em maio. Já a semana de trabalho média ficou inalterada pelo quinto mês consecutivo em junho, em 34,4 horas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação