Vera Batista
postado em 14/07/2016 15:06
Cerca de 100 auditores fiscais da Receita Federal estão reunidos na tarde desta quarta-feira (14/7) na antessala do ministro da Fazenda Henrique Meirelles. Os servidores reivindicam que o Governo envie ao Congresso o Projeto de Lei que autoriza o aumento de salários da categoria. Eles afirmam que só vão deixar o local depois que forem recebidos por Meirelles.O protesto dos auditores se expande por todo o país. Desde as 10h desta quarta, eles estão realizando uma "operação padrão" em todos os canais de entrada e saída do país. Os trabalhadores pretendem seguir com o movimento durante todo o dia.
O protesto já causa transtorno aos passageiros que chegam do exterior em diversos aeroportos do país. Uma aeronave que vinha dos Estados Unidos para São Paulo teve uma emergência médica e precisou pousar no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek. Os servidores da Receita impediram que passageiros desse voo desembarcassem na cidade.
Aumento da Categoria
O aumento dos salários dos auditores havia sido acordado em 23 de março com o governo da presidente afastada Dilma Rousseff, mas a categoria ficou de fora dos projetos de recomposição salarial de servidores federais aprovados no Congresso Nacional. Agora, os auditores da Receita pressionam para o que o governo do presidente em exercício Michel Temer edite uma medida provisória garantindo o reajuste.
*Com informações da Agência Estado e Agência Brasil.