Jornal Correio Braziliense

Economia

Renda média de jovens na capital federal é a maior do país, diz estudo

Enquanto ganho médio é de R$ 1,5 mil na capital, no Maranhão é de menos de R$ 600 na faixa etária entre 16 e 24 anos



[SAIBAMAIS]Os com baixa escolaridade se encaixam no setor de serviços e os mais preparados, nas multinacionais. ;A diferença de renda nem sempre é grande nesse momento da vida. Um vendedor de nível médio, por exemplo, pode ganhar até mais que um recém-formado em universidade. O problema é o futuro;, reforçou Meirelles.

Cidade é a mais cara
O servidor público Bruno Barros Lopes, 20 anos, está ansioso por receber o primeiro salário. Ele foi empossado há pouco mais de um mês como assessor da Universidade Federal de Brasília (UnB), com salário que é o dobro da renda média dos jovens entre 16 e 24 anos da capital federal. E, apesar do valor, acha que o salário deveria ser ainda maior. ;A minha remuneração é menor em comparação a outros órgãos do setor público, como Judiciário e Executivo, por exemplo. Para mim, poderia ser ainda melhor;, afirmou.

Mesmo sem ter recebido ainda, Bruno já sabe quais serão os gastos mensais de atividades onde pretende investir. ;Vou pelo menos uma vez no mês ao cinema e pretendo manter esse hábito. Também não abro mão do almoço na rua, que está entre os meus principais gastos;, contou. De acordo com Bruno, seu principal gasto em Brasília é com gasolina. ;Cerca de 40% do salário vai para combustível. Isso não vai mudar. Mas eu também penso em fazer investimentos, para, no futuro, comprar uma casa e viajar;, disse.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique