Economia

Países ricos têm melhor desempenho Olimpico

Mergulhado em grave recessão, com piora nos índices de educação e de qualidade de vida, Brasil faz feio nas Olimpíadas. Nações que oferecem bem-estar à população e acumularam riqueza respondem pela maior parte dos pódios

Rosana Hessel
postado em 13/08/2016 07:00 / atualizado em 17/09/2020 12:15

Quanto mais desenvolvido economicamente for um país, mais chances ele tem de conquistar medalhas em jogos Olímpicos. É o que mostra levantamento realizado a pedido do Correio pela consultoria Austin Rating. Nações que prezam pela qualidade de vida, com elevado nível de educação, investem pesado na formação de atletas. Esse trabalho não fica a cargo apenas dos governos. A iniciativa privada também tem papel preponderante na busca de líderes que acabam se tornando ícones de várias gerações e estimulando investimentos ainda maiores no esporte.

O caso mais impressionante para mostrar a forte relação entre a economia e as medalhas nos jogos olímpicos é a China. Nas últimas três décadas, com crescimento superior a 10% ao ano, o país asiático saltou de uma posição periférica para a elite do esporte. Tanto que, hoje, com o segundo Produto Interno Bruto (PIB) do planeta, disputa a liderança dos pódios com os Estados Unidos, a superpotência mundial. Alguns economistas ressaltam que a qualidade de vida na China está longe da observada no Primeiro Mundo. Mas reconhecem que os chineses estão trabalhando pesado para mostrar por que merecem tantas conquistas. E isso passa, sobretudo, pela educação.

O Brasil, infelizmente, está na posição oposta. Apesar de ser uma das 10 maiores economias do planeta e sediar a primeira Olimpíada da América do Sul, o país não cumprirá a meta anunciada pela presidente afastada, Dilma Rousseff, em 2012, quando terminaram os jogos olímpicos de Londres. Enfática, ela alardeou: ;Em 2016, vamos figurar na lista das 10 potências olímpicas no ranking de medalhas;. Na capital britânica, a delegação canarinho ficou em 22; lugar, com 17 pódios, e está bem longe do seleto clube neste ano.

Leia mais notícias em Economia

Na primeira semana dos jogos no Rio de Janeiro, mesmo com um exército com mais de 460 atletas, o maior contingente da história, o Brasil acumula apenas quatro medalhas (informação coletada até as 20h) e repete a mesma posição de Londres, com medalhas em modalidades que têm pouco incentivo tanto do governo, quanto da iniciativa privada. O péssimo desempenho coincide com a mais grave recessão econômica em quase um século e com a piora visível no nível de educação. Ou seja, dizem os especialistas, o Brasil só não faz mais feio devido a alguns talentos individuais.

Na primeira colocação do ranking da Rio 2016 estão os Estados Unidos, que abocanharam 43 medalhas até o início da noite de ontem. Já a equipe da China, que conseguiu ultrapassar os EUA em 2008, quando sediou os jogos de Pequim, está na vice-liderança, com 36 pódios. Em Londres, conquistaram, respectivamente, 103 e 108 medalhas.

Superação

Para o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, ;o quadro de medalhas reflete a concentração da riqueza no mundo e a importância que os países dão à qualidade de vida;. No entender dele, ;os países ricos têm mais estrutura para incentivar o esporte e as exceções a essa regra têm mais a ver com talentos individuais;. No levantamento realizado para o Correio, ele levou em consideração o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU) ; quanto mais próximo de 1,0 estiver o indicador, melhor é a condição de vida da população ; e o PIB. As 10 nações que mais têm atletas laureados respondem por quase metade da riqueza global.

No ranking de medalhas, o Brasil está atrás de economias com PIB bem menores, como Hungria. O país europeu vem crescendo, em média, 2,3% ao ano, e, após a crise financeira global de 2009, fez um ajuste fiscal importante, com corte do número de parlamentares pela metade e redução de tributos. Enquanto isso, o governo brasileiro não consegue controlar os gastos e, muito provavelmente, terá que aumentar impostos neste ano para cobrir as despesas. Em 2016, o Brasil terá o terceiro ano consecutivo de rombo fiscal. As contas só voltarão ao azul, na melhor das hipóteses, em 2019.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação