Economia

Petrobras e Statoil notificam ao Cade parceria em extração de petróleo

Na semana passada, o presidente da Petrobras, Pedro Parente, informou em palestra na Noruega que a estatal brasileira escolheu a Statoil como parceira "prioritária" no leilão do pré-sal que ocorrerá em 2017

Agência Estado
postado em 06/09/2016 09:01
A Petrobras e a estatal norueguesa Statoil notificaram o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de ato de concentração no setor de extração de petróleo e gás natural. O Cade divulgou o recebimento do caso em edital publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (6/9).

O edital cita que a natureza da operação entre as empresas consiste em "cessão de participação". Com a notificação, o órgão antitruste começa agora a analisar o processo.



Na semana passada, o presidente da Petrobras, Pedro Parente, informou em palestra na Noruega que a estatal brasileira escolheu a Statoil como parceira "prioritária" no leilão do pré-sal que ocorrerá em 2017. As duas empresas assinaram acordo para avaliar projetos que possam desenvolver juntas, um primeiro passo da nova estratégia traçada por Parente para vencer a crise financeira.

Além de se desfazer de ativos, a Petrobras agora quer se associar a outras companhias para reduzir custos. Como compensação à Statoil, a petroleira nacional prometeu prioridade na hora de definir sócios para a concorrência do pré-sal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação