Agência Estado
postado em 08/09/2016 11:18
Os investidores mostraram-se desapontados com a falta de ação do Banco Central Europeu (BCE) nesta quinta-feira, em meio a um crescente consenso no mercado de que a política monetária da instituição atingiu seus limites em termos de eficácia, segundo Mitul Patel, diretor de taxas na gestora de investimentos Henderson Global Investors."Os participantes do mercado continuam céticos sobre a capacidade dos bancos centrais de impulsionar o crescimento futuro e a perspectiva para a inflação, ainda que os bancos centrais tentem fazer o melhor para nos convencer do contrário", afirmou Patel.
Na avaliação Shilen Shah, estrategista de bônus da Investec Wealth & Investment, os formuladores da política do BCE devem expandir para além de março de 2017 o programa de compra de bônus. Segundo ele, caso isso ocorra, a falta de bônus do governo da Alemanha disponíveis deve significar uma mudança nos critérios para essas compras de bônus do banco central. Shah ainda destacou o fato de que o BCE mudou pouco suas projeções para o crescimento da zona do euro, mesmo após o voto do Reino Unido para deixar a União Europeia.
Para Alex Lydall, operador sênior na Foenix Partners, Draghi pode ter em sua fala aberto o caminho para mais relaxamento monetário perto do fim deste ano.