Economia

Índice de Atividade Econômica do Banco Central encolhe 0,09% em julho

Resultado é pior do que esperado pelo mercado, que estimava alta de até 0,25%

Antonio Temóteo
postado em 19/09/2016 09:11
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apontou que a geração de riquezas no Brasil encolheu 0,09% em julho. O resultado negativo foi registrado após uma tímida alta de 0,37% do indicador em junho. O mercado apostava em uma segunda alta consecutiva. Os analistas acreditavam que a expansão seria de até 0,25%.

[SAIBAMAIS]Nos sete primeiros meses do ano, o IBC-Br tem retração acumulada de 5,29%. E nos últimos 12 meses encerrados em julho a queda é ainda maior, de 5,65%. O indicador, considerado como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), é usado pelo BC para analisar a atividade econômica durante as reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom).

São levados em consideração no cálculo do IBC-Br os resultados da indústria, do setor de serviços e da agropecuária, além dos impostos sobre os produtos. No Relatório Trimestral de Inflação (RTI), publicado em julho, a autoridade monetária estimou uma queda de 3,3% do PIB em 2016.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação