Economia

Economia viveu de 2013 a 2015 pior triênio de sua história, diz Fiesp

"De 2001 a 2015, as despesas do governo cresceram três vezes mais que o PIB, a carga tributária chegou a seu limite e não há mais como aumentar impostos", comentou o executivo da Fiesp

Agência Estado
postado em 19/09/2016 10:59
A economia brasileira viveu de 2013 a 2015 o pior triênio de sua história, disse nesta segunda-feira, 19, o diretor do Departamento de Competividade e Tecnologia (Decomtec) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), José Roriz Coelho. A declaração foi dada durante palestra de abertura do seminário "Perspectivas para a Economia Brasileira nos Próximos Anos", realizado na sede da entidade.

De acordo com ele, a crise do período é decorrente do descontrole fiscal, que levou ao aumento da taxa [SAIBAMAIS]de juros, escalada da dívida, inflação elevada e desemprego. "De 2001 a 2015, as despesas do governo cresceram três vezes mais que o PIB A carga tributária chegou a seu limite e não há mais como aumentar impostos", comentou o executivo da Fiesp.

Para ele, o que se espera para os próximos dez anos é que não haja alteração na estrutura do gasto. "Mesmo com aumento da carga tributária, para 44,5% do PIB, o resultado primário seria negativo em 0,1%, o juro real subiria a10% e a dívida pública chegaria em 167%. Se isso acontecesse entraríamos em recuperação judicial", disse Roriz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação