Economia

Mello: regulamentação da atividade de lobby é extremamente necessária

"Vejo que a regulamentação legislativa da atividade de lobby representa uma medida extremamente legítima, necessária porque permite que o desempenho desse ofício se faça à luz do sol de maneira transparente", comentou o ministro do STF

Agência Estado
postado em 22/09/2016 16:57


Decano do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Celso de Mello disse nesta quinta-feira (22/9) que a regulamentação da atividade de lobby é uma "medida extremamente necessária" no Brasil. O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle divulgou o resultado das reuniões do grupo de trabalho criado para propor mudanças à regulamentação do lobby.

"Vejo que a regulamentação legislativa da atividade de lobby representa uma medida extremamente legítima, necessária porque permite que o desempenho desse ofício se faça à luz do sol de maneira transparente", comentou Celso de Mello.


"A Constituição da República é muito clara ao estabelecer a liberdade de ofício ou a liberdade de profissão, essa é uma cláusula que vem desde a República", completou o ministro.

Celso de Mello destacou que a prática do lobby já foi regulamentada em vários países, entre eles os Estados Unidos, com a imposição de limitações e sanções para aqueles que eventualmente exercerem de maneira abusiva a atividade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação