Economia

IPCA de setembro sobe 0,08%, ante alta de 0,44% em agosto, revela IBGE

Resultado é o mais baixo para o mês desde 1998 e faz subir aposta em corte de juros pelo Banco Central (BC)

Agência Estado
postado em 07/10/2016 09:32
Após meses pressionando o orçamento das famílias, os preços dos alimentos recuaram em setembro. A queda de 0,29% nos gastos com alimentação e bebidas levou a inflação oficial no País ao menor resultado para o mês desde 1998. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) saiu de 0,44% em agosto para 0,08% em setembro, segundo o IBGE. O resultado veio ainda mais baixo que as estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Projeções Broadcast, que iam de 0,10% a 0,23%

O resultado, somado às expectativas positivas para a área fiscal, reforçou as apostas de economistas em relação a um corte na taxa de juros (Selic) no próximo dia 19, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, embora não haja consenso em relação à magnitude do corte, se de 0,25 ou 0,5 ponto porcentual. Hoje, a Selic está em 14,25% ao ano. Heron do Carmo, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP), lembrou que a última ata do Copom citava o arrefecimento dos preços dos alimentos como uma das condições necessárias para um corte nos juros. "Ajoelhou, tem que rezar", disse.

Embora a inflação ainda esteja mostrando mais resistência que o estimado no início do ano, o cenário para os preços no curto e médio prazo é positivo. A perspectiva para a safra de alimentos em 2017 é favorável, enquanto o BC tem feito um bom trabalho na ancoragem das expectativas, disse Maria Andréia Lameiras, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). "E ainda teremos em 2017 um mercado de trabalho ruim tanto para o emprego quanto para os salários. Isso vai ajudar a manter a inflação sob controle também." A taxa acumulada em 12 meses pelo IPCA saiu de 8,97% em agosto para 8,48% em setembro, o menor patamar desde maio de 2015, mas ainda muito acima do centro da meta estipulada pelo governo, de 4,5%.

"Neste ano, especificamente, a inflação foi muito pressionada pelos preços dos alimentos, por causa do choque de oferta com os problemas climáticos, e pela depreciação cambial. Então, o que se vê no IPCA em setembro é um efeito amenizado tanto do choque de oferta quanto do câmbio", afirmou Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE. Embora os preços dos alimentos tenham recuado em setembro, houve contribuição de apenas alguns itens com peso importante na cesta básica, como leite e feijão, que vinham pressionando o IPCA nos meses anteriores. Ainda há vários produtos subindo, e a alta de preços de alimentos acumulada em 12 meses permanece elevado, em 13,33% até setembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação