Economia

Aeroportos têm aprovaçãode 89%, mas terminal de Brasília fica em nono lugar

Curitiba conquistou o mais alto índice de satisfação do passageiro desde o início da pesquisa, em 2013, com nota 4,68. O Aeroporto JK tirou a pior nota, 1,22, no custo-benefício dos produtos

Simone Kafruni
postado em 25/10/2016 12:26
O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil divulgou nesta terça-feira (25/10) os índices de satisfação dos passageiros com os 15 maiores aeroportos do Brasil, que representam 80% da movimentação no país. O terminal de Curitiba permanece em primeiro lugar, com nota 4,68 de um máximo de 5.

O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek de Brasília, administrado pela Inframerica, ficou em nono lugar com nota 4,22 e um crescimento de 0,9% na avaliação no terceiro trimestre do ano em relação ao trimestre anterior. Um dos fatores que reduzem a nota dos terminais é o indicador custo-benefício dos produtos comerciais, ou seja, o preço do que é comercializado dentro dos aeroportos. Nesse quesito, Brasília amarga o pior desempenho da série histórica, com nota 1,22.

O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, explicou que a evolução da satisfação é positiva. "Tivemos períodos com obras para a Copa e para as Olimpíadas, que baixaram as notas. Agora, houve crescimento em quase todos os aeroportos", disse. Segundo ele, 14 dos 15 terminais avaliados melhoraram suas avaliações e 79% do total tirou nota acima de 4. "Mesmo Cuiabá, que é o pior classificado, melhorou seu indicador em 8% em relação ao trimestre passado. Isso porque está em obras", destacou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação