Economia

Turbulência política e crise fiscal seguram a retomada da economia

Índice de atividade do Banco Central caiu 0,78% no 3º trimestre e acumula recuo de 4,83% no ano

Antonio Temóteo
postado em 18/11/2016 07:00
A escalada da crise política no país, que teve como último episódio a prisão do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB), deixou o mercado e o setor produtivo em alerta. Analistas e empresários temem que mais caciques peemedebistas sejam presos na Operação Lava-Jato e a turbulência traga instabilidade institucional e afete ainda mais a economia.

A situação preocupa o vice-presidente de Relações Institucionais da Serasa Experian, Paulo Melo. Ele explicou que os varejistas estão otimistas com a possibilidade de aumento de vendas em novembro e dezembro. Entretanto, a escalada das manifestações no Rio de Janeiro e a possibilidade de outros estados não honrarem o pagamento do 13; salário dos servidores pode prejudicar o faturamento das companhias.

Leia mais notícias em Economia

[SAIBAMAIS]Melo comentou que parte do mercado espera uma recuperação da atividade econômica a partir do segundo semestre de 2017, mas uma nova crise política poderia prejudicar esse processo. ;A instabilidade política não ajuda. Já temos várias revisões das projeções de crescimento no próximo ano, e a retomada demoraria mais;, disse.

Projeções
Em meio ao aumento dos riscos políticos, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado ontem, registrou queda de 0,78% no 3; trimestre. Nos nove primeiros meses do ano, a retração chega a 4,83%. Em setembro, o indicador subiu 0,15%, abaixo da estimativa do mercado, que esperava aumento de 0,2%. O diretor de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, Octavio de Barros, destacou que o resultado do mês refletiu, majoritariamente, a alta de 0,5% da produção industrial.

Barros disse que a queda do IBC-Br no trimestre o levou a projetar recuo de 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) no mesmo período. O resultado oficial será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 30 de novembro. O economista-chefe do banco Haitong, Jankiel Santos, lembrou que tem sido frequente, nas declarações de diretores do BC, a afirmação de que os primeiros sinais de retomada já começam a surgir. ;Entretanto, a divulgação do índice compilado pela própria instituição poderá levar a autoridade monetária a rever tal prognóstico;, afirmou.

Índice de atividade do Banco Central caiu 0,78% no 3º trimestre e acumula recuo de 4,83% no ano

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação