Jornal Correio Braziliense

Economia

Taxa de empreendedores atinge 39,3% no país, segundo Sebrae

Exemplos mostram que, com garra e trabalho, brasileiros conseguem criar alternativas de renda e alcançar independência


A busca pela flexibilidade de horário, principalmente para cuidar dos filhos pequenos, é o principal motivo pelo qual as mulheres buscam empreender. Dados da organização Rede Mulher Empreendedora, um grupo de apoio e capacitação, mostram que 75% delas tomam a decisão após a maternidade. Na classe C, a porcentagem aumenta para 83%. De um total de 1.376 mulheres pesquisadas em todo o país pela Rede, com o patrocínio do Facebook, 85% já empreendem e 15% pensam em empreender. As do Centro-Oeste lideram, com 22,3% do total.

Sonhos

Questionadas sobre as razões pelas quais decidiram se dedicar a negócios próprios, 66% das mulheres disseram poder trabalhar com o que gostam, enquanto 34% indicaram que empreender é realizar um sonho. O da advogada Cláudia Cozer, 36 anos, é a independência financeira. ;Não quero depender da aposentadoria do INSS. Quero manter meu padrão de vida. Para isso, tenho que começar a trabalhar agora. Escolhi o marketing multinível por acreditar que esse tipo de atividade se encaixa melhor no meu perfil e no meu ritmo de vida, pois não quero largar a advocacia por enquanto;, explica.

Desde março, Cláudia concilia a advocacia com a venda de cosméticos por meio de catálogos. Sua rede, hoje, tem mais de 300 revendedores. ;Toda semana, tem dinheiro entrando na minha conta. Estou muito feliz e satisfeita, pois ofereço para meus amigos um produto que uso e do qual gosto;, destaca. ;Minha expectativa é de que, em quatro anos, essa renda supere a do meu trabalho atual e eu possa receber os dividendos sem precisar estar presente fisicamente em algum lugar;, completa.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.