Economia

Smartphones lideram vendas da Black Friday

Expectativa é que faturamento cresça 30% e atinja R$ 2,1 bilhões no comércio eletrônico. Brasileiro aproveita ofertas de hipermercados

postado em 26/11/2016 07:10
Expectativa é que faturamento cresça 30% e atinja R$ 2,1 bilhões no comércio eletrônico. Brasileiro aproveita ofertas de hipermercados

O desemprego em alta e a queda de renda não impediram que a Black Friday deste ano fosse um sucesso de vendas. Um balanço parcial da Ebit ; entidade que acompanha a evolução do varejo digital ; calculou que, até o início da tarde de ontem, o faturamento geral havia atingido R$ 1,1 bilhão no comércio eletrônico. A estimativa é de que durante toda a sexta-feira atinja R$ 2,1 bilhões, registrando uma alta de 30% em relação a 2015.

Na opinião do diretor de Operações da entidade, o consumidor estava, realmente aguardando a data para comprar. ;Comparando os dados da terceira semana de novembro ante a anterior, verificamos um faturamento 19% menor. Essa redução preliminar, aliada ao crescimento registrado ontem, mostra que as antecipações de promoções feitas pelos varejistas não surtiram o efeito esperado.;

[SAIBAMAIS]Os smartphones foram os produtos mais vendidos até o início da tarde, representando 25% dos negócios da Black Friday da 0h às 14h. Pedro Guasti, executivo da Ebit, disse que os celulares hoje em dia têm funcionalidade que vão muito além do telefone. ;Para muitas pessoas, o dispositivo móvel já substitui os computadores. Atualmente, a evolução tecnológica permite que até os celulares de ticket médio mais baixo ofereçam um alto grau de conectividade, isso promove a inclusão digital de boa parte da população que está adquirindo um smartphone pela primeira vez;, apontou.

Até as 14h, além dos celulares, os produtos mais comprados foram: televisão (2;), livros (3;), geladeira (4;), máquina de lavar (5;), ar condicionado (6;), fogão (7;), cafeteira (8;), jogos (9;) e perfumes (10;). O balanço final da Ebit será divulgado hoje.

Para o presidente do site ReclameAqui, Maurício Vargas, que monitorou ontem as ofertas de cerca de 1,2 mil itens no e-commerce, o brasileiro aproveitou as ofertas dos supermercados com itens de uso diário, como cervejas e artigos de limpeza, e gastou menos com produtos de maior valor, como eletroeletrônicos e tênis, por exemplo, nas lojas online.


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