Economia

Fazenda: razão para queda do PIB foi alto endividamento de empresas

"Esse quadro decorreu de condições anteriores ao estabelecimento da nova agenda econômica do governo, que se mostraram mais graves do que inicialmente percebidas", frisou a pasta.

postado em 30/11/2016 16:50
A principal razão para a queda de 0,8% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no terceiro trimestre em relação ao segundo é "o elevado nível de endividamento das empresas, que refletiu na queda do investimento", avaliou o Ministério da Fazenda em nota. "Esse quadro decorreu de condições anteriores ao estabelecimento da nova agenda econômica do governo, que se mostraram mais graves do que inicialmente percebidas", frisou a pasta.

Segundo a Fazenda, o resultado não provocou alterações em suas projeções para a economia. Neste mês, as estimativas foram revisadas para queda de 3,5% do PIB este ano e alta de 1,0% em 2017. "Deve-se ressaltar que a projeção anual para 2017 é estatisticamente influenciada pelos resultados trimestrais de 2016, o que inclui o carregamento estatístico", diz a pasta.

Ainda segundo o Ministério, "o crescimento na margem da economia brasileira será de 2,8% para 2017, quando se considera a variação entre o 4; trimestre de 2017 e o 4; trimestre de 2016".

Por Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação