Economia

Reforma da Previdência causa controvérsias entre os trabalhadores

Os jovens lamentam que o benefício pode não chegar a tempo de proporcionar descanso

Antonio Temóteo
postado em 06/12/2016 06:03

[VIDEO1]

A reforma da Previdência, apresentada ontem pelo presidente Michel Temer, causou controvérsias entre os trabalhadores. Muitos temem que a aposentadoria seja adiada por conta da mudança na idade mínima. Os jovens lamentam que o benefício pode não chegar a tempo de proporcionar descanso. Já aqueles que estavam em vias de se aposentar reclamam que o tempo de trabalho será prolongado.

Leia mais notícias em Economia

[SAIBAMAIS]Assim que a Proposta de Emenda à Constituição foi anunciada, a notícia virou assunto entre amigos, nas redes sociais e nas ruas do país. Ivoneide Alves, de 54 anos, trabalha como caixa há quase três décadas, e está preocupada com sua aposentadoria. Ela considerou radical a reforma da Previdência proposta pelo governo e sugeriu que poderia ser substituída por outras medidas. A brasiliense apontou que o combate à corrupção deveria ser prioridade para sanar o dinheiro que é perdido dos cofres públicos. ;O Brasil perde muito dinheiro para a corrupção todos os anos. Se esses desvios parassem, teríamos uma verba enorme disponível. Penso que essa alegação de que a Previdência não se sustenta não bate. O cidadão passa 30 ou 40 anos contribuindo, quando se aposenta não usufrui por mais de 20 anos e morre. A meu ver, o maior problema é a gestão ruim do dinheiro público;, opinou Ivoneide.

As novas medidas anunciadas pelo presidente Michel Temer não afetam os militares das Forças Armadas. Nem todos concordam com a decisão de não incluir essa categoria entre as que podem ser atingidas pelas mudanças. A diarista Julieta Pereira, de 56 anos, defendeu que as alterações na Previdência devem começar pelo benefício recebido por funcionários públicos e militares, que têm os salários mais elevados. ;Só quem perde é o trabalhador mais carente. Militares e servidores públicos se aposentam com altos salários. Se reduzissem esses vencimentos exorbitantes, seria possível manter a aposentadoria daqueles que vão receber pouco e que precisam disso para viver;, afirmou.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação