postado em 07/12/2016 08:44
Apesar de ser considerado mais resistente a crises, o setor de hospitais também foi afetado pela recessão. Francisco Balestrin, presidente do conselho da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), disse que os hospitais privados têm realizado ações para não perder receita e garantir rentabilidade, reduzindo custos e garantindo a eficiência operacional.
[SAIBAMAIS]
Para este ano, a expectativa é que o faturamento bruto dos hospitais atinja R$ 25,3 bilhões - um crescimento de 11,4% sobre o ano passado, segundo Anahp. Essa receita se refere às empresas associadas à entidade: 80 redes hospitalares, responsáveis por cerca de 40% do movimento do segmento do País.
Caso essa estimativa seja confirmada, o setor terá um crescimento real de 4,2% sobre o ano anterior. Em 2015, os hospitais sentiram mais o impacto da crise, quando registraram um recuo de 1% sobre o ano anterior em termos reais (o crescimento nominal foi de 9,6%).
A taxa média de ocupação dos hospitais privados gira em torno de 80%, disse Balestrin. Segundo ele, as redes de referência sofreram menos com a crise, mas todos são afetados em alguma medida. A taxa de ocupação caiu um pouco entre 2015 e 2016, segundo a entidade, passando de 82,1% para 80,7% de um ano para o outro
Por Agência Estado