Os hábitos de consumo das famílias estão em constante adaptação. E, em 2017, não será diferente. Principalmente após um ano de forte crise econômica, os consumidores vão gastar com mais cautela e deixar de comprar por impulso, aponta uma pesquisa da agência de inteligência de mercado Mintel. Além da consciência com o orçamento, as pessoas priorizarão gastos com produtos saudáveis e marcas que explorem a ética e sustentabilidade. A ideia é simples, sobretudo para os consumidores com 55 anos ou mais: viver mais, melhor, e ajudando a fazer o bem à sociedade.
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A reforma da Previdência é outro ponto que deve incentivar os consumidores a mudarem os hábitos. Com a preocupação de quando e em que condições de saúde estarão aposentados, muitos procurarão seguir uma dieta balanceada e livre de produtos gordurosos, avalia Graciana Méndez, analista de tendências da Mintel. ;O constante avanço da medicina permitirá que as pessoas vivam mais. Mas muitas estão com sobrepeso ou obesas. Por isso, a procura por um controle sobre a própria saúde está encorajando os brasileiros a estabelecerem normas mais saudáveis para estarem bem ao aposentar;, ponderou.
Entre os entrevistados, 30% desejam uma diversidade maior de produtos saudáveis. Não apenas itens light ou orgânicos, mas também sem glúten e sem lactose. Em 2017, Graciana acredita que a tendência se tornará ainda mais relevante e disseminada entre segmentos, de maneira que o desejo por um padrão de vida melhor também se estenda a setores como beleza, higiene pessoal e produtos de limpeza.
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