Economia

Produto sustentável vai ganhar espaço em 2017

Pesquisa de mercado da Mintel conclui que a crise levará pessoas a comprar com mais cautela, priorizando gastos com mercadorias que não agridam o meio ambiente

Rodolfo Costa
postado em 10/12/2016 08:50

Produto sustentável vai ganhar espaço em 2017
Os hábitos de consumo das famílias estão em constante adaptação. E, em 2017, não será diferente. Principalmente após um ano de forte crise econômica, os consumidores vão gastar com mais cautela e deixar de comprar por impulso, aponta uma pesquisa da agência de inteligência de mercado Mintel. Além da consciência com o orçamento, as pessoas priorizarão gastos com produtos saudáveis e marcas que explorem a ética e sustentabilidade. A ideia é simples, sobretudo para os consumidores com 55 anos ou mais: viver mais, melhor, e ajudando a fazer o bem à sociedade.

Leia mais notícias de Economia

A reforma da Previdência é outro ponto que deve incentivar os consumidores a mudarem os hábitos. Com a preocupação de quando e em que condições de saúde estarão aposentados, muitos procurarão seguir uma dieta balanceada e livre de produtos gordurosos, avalia Graciana Méndez, analista de tendências da Mintel. ;O constante avanço da medicina permitirá que as pessoas vivam mais. Mas muitas estão com sobrepeso ou obesas. Por isso, a procura por um controle sobre a própria saúde está encorajando os brasileiros a estabelecerem normas mais saudáveis para estarem bem ao aposentar;, ponderou.

Entre os entrevistados, 30% desejam uma diversidade maior de produtos saudáveis. Não apenas itens light ou orgânicos, mas também sem glúten e sem lactose. Em 2017, Graciana acredita que a tendência se tornará ainda mais relevante e disseminada entre segmentos, de maneira que o desejo por um padrão de vida melhor também se estenda a setores como beleza, higiene pessoal e produtos de limpeza.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação