Economia

Clima esquenta em sessão para votação de parecer da PEC da Previdência

Oponentes à PEC podem apresentar ao menos dez requerimentos de obstrução, como de retirada de pauta e adiamento de discussão

Patrícia Rodrigues - Especial para o Correio
postado em 14/12/2016 16:28

O clima esquentou na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ) que analisa admissibilidade da PEC que trata da Reforma da Previdência Social. O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) apresentou requerimento para convocar uma audiência pública para ouvir advogados sobre a constitucionalidade da proposta.

Fausto Pinata, (PP-SP), favorável à PEC, subiu o tom ao se mostrar totalmente contrário ao requerimento. "Sabemos que é um remédio amargo, mas necessário. Não é uma maravilha para os trabalhadores, nós sabemos. Mas é necessária", admitiu.

O parlamentar elogiou a iniciativa do presidente Michel Temer em tomar uma medida impopular. "Mesmo com a popularidade em baixa, ele teve a responsabilidade de tentar salvar a Previdência. Confio no Michel Temer", disse. Nesse momento, o parlamentar foi interrompido por vaias dos demais parlamentares e gritos de "Fora, Temer".

[SAIBAMAIS] A CCJ abriu às 15h01 desta quarta-feira (14/12), na Câmara dos Deputados, em sessão destinada à leitura e votação do parecer do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS). Oponentes à PEC podem apresentar ao menos dez requerimentos de obstrução, como de retirada de pauta e adiamento de discussão, o que deve atrasar o processo.

Além disso, a oposição pode fazer requerimento que autoriza eleições diretas para presidente da República até o fim do primeiro semestre de 2018. O pedido tem apoio de ao menos 27 integrantes da comissão - cinco a mais do que o mínimo necessário -, o que obriga a CCJ a votar a solicitação.

Na segunda-feira (12/12), numa derrota para o Poder Executivo, a oposição conseguiu adiar a leitura do relatório de Moreira para esta quarta, após pedir vista por duas sessões, antes mesmo de o documento ser lido. Antes de requerer vista, opositores tinham conseguido obstruir a sessão por mais de quatro horas.

Com informações da Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação