O plenário do Senado aprovou, por 49 votos a favor, 5 contra e 1 abstenção, a indicação de Leonardo Euler para ocupar o conselho da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O decreto com a nomeação foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU). O mandato do novo conselheiro vai até 4 de novembro de 2021.
Servidor de carreira da agência, Euler é especialista em regulação e até agora era chefe da Assessoria Técnica da Anatel. No último dia 7, ele foi sabatinado na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CSI) do Senado, quando teve seu nome aprovado por 18 votos a favor e um contra.
Leonardo Euler falou sobre a necessidade de alteração da lei do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) para tornar possível a aplicação dos recursos arrecadados em todo o setor. Atualmente, os recursos do fundo só podem ser utilizados para a expansão da telefonia fixa, explicou, embora a maior demanda da sociedade seja a expansão da telefonia móvel pessoal e da banda larga.
O novo conselheiro é formado em Ciências Econômicas e possui mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB).