Publicidade

Correio Braziliense

Caixa Econômica prepara plano para desligar 10 mil funcionários

Plano de demissão voluntária da Caixa está sendo negociado com a União e deve oferecer 10 salários extras a quem aderir. Objetivo é economizar R$ 1,5 bi por ano a partir de 2018


postado em 04/01/2017 07:51

Gilberto Occhi: desafio do banco para 2017 é reduzir despesas e aumentar eficiência da instituição (foto: Evaristo Sa/AFP)
Gilberto Occhi: desafio do banco para 2017 é reduzir despesas e aumentar eficiência da instituição (foto: Evaristo Sa/AFP)
A Caixa Econômica Federal prevê economizar até R$ 1,5 bilhão por ano, a partir de 2018, com o plano de demissão voluntária (PDV) desenhado para este ano. A ideia do banco estatal é conseguir o desligamento de 10 mil funcionários, ou quase 10% do total de empregados atual.

O banco ainda negocia com a União, sua controladora, os detalhes do plano. Para incentivar a adesão, a Caixa deve pagar 10 salários extras e garantir o plano de saúde por um tempo que ainda está em discussão — nesse período, se o funcionário reunir condições de se aposentar, o plano de saúde fica pelo resto da vida. O PDV será oferecido a todos os funcionários, e não apenas aos que já puderem se aposentar.

No último ano, a Caixa reduziu o quadro funcional de 100,3 mil para 97 mil. No acumulado de janeiro a dezembro de 2016, o banco gastou R$ 15,6 bilhões com pessoal, ante R$ 14,3 bilhões do mesmo período de 2015, crescimento de 9,2%. O impacto maior no gasto foi com o aumento do salário dos funcionários, definido em convenção coletiva.

Eficiência

O presidente da Caixa, Gilberto Occhi, colocou como principal desafio do banco em 2017 melhorar a eficiência, reduzindo despesas e aumentando a geração de receitas. O banco também monitora o desempenho de 100 agências deficitárias.
 
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade