Rodolfo Costa
postado em 17/01/2017 06:00
[VIDEO1]Nada escapará do avanço da tecnologia. Nem o varejo. Dos supermercados aos shoppings centers, a inovação vai inundar o comércio com o propósito de seduzir os consumidores, seja por meio da praticidade de eliminar filas ou, até mesmo, o contato com vendedores. Para agilizar a vida dos clientes e tornar a experiência deles a melhor possível para que voltem a comprar, o uso das novas soluções provocará uma forte concorrência no setor. Poucas lojas vão querer ficar para trás nessa corrida digital.
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Algumas tecnologias, inclusive, já começaram a ser utilizadas por varejistas, ainda que em ritmo tímido e lento em relação a outros países. Nos supermercados, os equipamentos de self-checkout são realidade em municípios de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Os aparelhos permitem ao consumidor pesar, validar e pagar os produtos em máquinas inteligentes.
Para Sílvio Sousa, diretor comercial da Consinco, empresa desenvolvedora de sistemas de gestão para redes de varejo, a implementação é uma exigência dos consumidores. ;Eles não querem enfrentar filas. Existem pessoas que não querem nem ir às lojas;, analisa. Por isso, não são apenas máquinas de self-checkouts que estão ganhando espaço nos supermercados. Algumas redes estão investindo em aplicativos que permitem que o consumidor faça as compras pelo smartphone.
Sousa destaca que 4% das vendas no varejo são realizadas por comércio eletrônico. No mercado mundial, a fatia é de 9%. ;Acreditamos que, em quatro anos, essa proporção mais do que dobrará no Brasil;, diz. A tendência é que o e-commerce ganhe espaço conjunto com o autoatendimento. Segundo a Microsfot, 98% dos brasileiros esperam que empresas e marcas ofereçam tais canais.
Quem está dando um passo adiante na tecnologia é a gigante do varejo Amazon. Este ano, a empresa lançará o Amazon Go, unidades de supermercado em que o consumidor fará todas as compras e nem sequer terá de esperar para efetuar o pagamento. Todo o consumo é computado por meio de uma avançada tecnologia que faz reconhecimento do produto que o consumidor coloca no carrinho de compras. Ao sair da loja, a compra será creditada imediatamente.
No comando
As tecnologias aplicadas pela Amazon Go são apenas meios para atender as exigências de quem realmente manda no mercado e continuará no comando: o consumidor. Há um conceito utilizado por especialistas para definir a nova mentalidade diante do varejo, que se chama ;consumidor 3.0;. Não serão mais as pessoas que irão atrás das empresas fazer negócios. ;As companhias irão ao encontro dos clientes;, alerta a NeoAssist, empresa especializada em soluções para atendimento ao consumidor.
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