Economia

Faturamento do setor de shopping centers sobe 4,3% para R$ 157,9 bi em 2016

Apesar da desaceleração, as vendas nos shopping centers tiveram desempenho melhor que as do varejo em geral, que recuaram 6,4% entre janeiro e novembro de 2016, segundo as pesquisas mais recentes do IBGE

Agência Estado
postado em 31/01/2017 11:08
O Brasil chegou ao fim de 2016 com um total de 558 shopping centers em operação, sendo que 20 novas unidades foram abertas ao longo do anoO faturamento do setor de shopping centers no País totalizou R$ 157,9 bilhões em 2016, um crescimento nominal de 4,3% em comparação com o ano anterior. Em meio à crise econômica, a expansão das receitas teve uma desaceleração frente aos 6,5% registrados em 2015. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (31/1), pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

Apesar da desaceleração, as vendas nos shopping centers tiveram desempenho melhor que as do varejo em geral, que recuaram 6,4% entre janeiro e novembro de 2016, segundo as pesquisas mais recentes do IBGE. "Assim como outros setores, sentimos os efeitos da crise, mas mantivemos nossa resiliência", afirmou o presidente da Abrasce, Glauco Humai.

O Brasil chegou ao fim de 2016 com um total de 558 shopping centers em operação, sendo que 20 novas unidades foram abertas ao longo do ano. O número de inaugurações ficou um pouco acima de 2015, quando 18 empreendimentos entraram em funcionamento, porém distante do pico do setor, em 2013, quando 38 shopping centers foram inaugurados.

A crise também aumentou a dificuldade na atração de lojistas. A vacância em novembro de 2016 correspondia a 4,6% da área bruta locável (ABL) das unidades em operação. O patamar ficou 0,3 ponto porcentual acima de 2015 e bastante acima da média dos cinco anos anteriores, na faixa de 2,5%, de acordo com dados da Abrasce.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação