Rosana Hessel, Rodolfo Costa
postado em 14/02/2017 11:52
[VIDEO1]
O cronograma para o saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começa no dia 10 de março para trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro e termina em 31 de julho, conforme cronograma divulgado na manhã desta terça-feira (14/02) pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi. Essa medida, anunciada pelo presidente Michel Temer em dezembro, beneficiará 30 milhões de trabalhadores, que poderão sacar R$ 43 milhões.
;No próximo sábado, dia 18, a Caixa abrirá agências em 1.891 lugares em todo o Brasil. Para que, das 9h às 15h, possa atender os trabalhadores que eventualmente não pode ir durante a semana. A Caixa, a partir de amanhã, estará focada e determinada com todos os seus empregados para que possa atender a esse gesto;, disse Ochhi, durante evento no Palácio do Planalto.
[SAIBAMAIS] A partir de 10 de abril, poderão sacar os trabalhadores nascidos nos meses de março, abril, e maio. A partir de 12 de maio, o saque estará disponível para as pessoas com conta no FGTS com nascimento em junho, julho e agosto. Quem nasceu nos meses de setembro, outubro e novembro, poderá realizar o saque a partir de 16 de junho. E, finalmente, a partir de 14 de julho, o saque poderá ser feito para quem nasceu em dezembro.
De acordo com a Medida Provisória 763, publicada em dezembro de 2016, o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015 poderá sacar o saldo da conta vinculada, estando ou não fora do regime do FGTS. A expectativa do governo é que, pelo menos, R$ 34 bilhões serão injetados na economia com essa MP.
;A partir desta semana, essas pessoas começarão a ter acesso a esse recurso e poderão não apenas saldar dívidas e voltar a consumir, e, desta maneira, voltar a dinamizar a economia, retomar o curso normal e seu designo de ser uma grande economia no mundo e de ser o Brasil uma das maiores nações deste planeta;, afirmou o ministro-interino do Planejamento, Dyogo Oliveira.
Ele destacou que essa medida não é isolada e reforçou o recente anúncio da melhora na remuneração do FGTS, que vai distribuir 50% do resultado líquido do Fundo para os cotistas e, com isso, passará a ter um retorno parecido com o da poupança: ;Fizemos o aumento da rentabilidade das contas dos cotistas do Fundo. Que é uma demanda de décadas, pois o tabalhador ganhava a menor remuneração de todo o sistema financeiro do Brasil, de TR mais 3%. A poupança era TR mais 6%;.
Confira o calendário oficial
10 de Março: nascidos em janeiro e fevereiro
10 de Abril: nascidos em março, abril e maio
12 de Maio: nascidos em junho, julho e agosto
16 de Junho: nascidos em setembro, outubro e novembro
14 de Julho: nascidos em dezembro