<--[if gte mso 9]>
<--[if gte mso 10]> <[endif]-->
As consultas sobre o saque das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) deixaram algumas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) no Distrito Federal lotadas nesta quinta-feira (16/2). Nas filas, muitas pessoas disseram que decidiram ir ao banco por não conseguir acessar o site para consultar mais informações. E, uma vez lá, várias desistiam de esperar devido à demora no atendimento.
O movimento foi intenso nas agências da Ceilândia. Na QNM 4, a fila invadiu a calçada e deu voltas no prédio. A situação não foi muito diferente em outros em outros pontos da cidade. Na agência da CNN 02, a fila cresceu e as pessoas reclamaram da demora no atendimento.
"Fui pegar a fila, mas tem gente demais aqui. O jeito é tentar procurar outra agência", comentou o vidraceiro Luiz Paulo Matos, 26 anos. Já o rodoviário Paulo Veiga, 46, chegou cedo à agência e enfrentou a fila, mas não conseguiu o que queria. "Não saquei meu PIS, pois meu Cartão Cidadão está bloqueado. A atendente disse para ligar no SAC da Caixa. Na agência, não resolvem nada. E você liga e nunca resolvem", protestou.
Desde a quarta-feira, como determinou o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, agências em todo o país estão abrindo com duas horas de antecedência, às 9h. O Correio entrou em contato com a assessoria do banco, que disse já esperar um movimento intenso. Segundo a Caixa, as agências colocaram o maior número de atendentes possível. Ainda não há dados sobre quantos atendimentos foram feitos nestes primeiros dias de horário especial.
[SAIBAMAIS]Quanto ao site, houve um aumento considerável na movimentação. Entre terça e quarta-feira, 34 milhões de pessoas acessaram o link para consultar se têm direito ao saque. O número é quase igual ao de todos os acessos recebidos pelo site durante janeiro inteiro ; 36 milhões.
Ao todo, 30 milhões de brasileiros têm direito de sacar os valores, montante que ultrapassa os R$ 43 bilhões até o fim do cronograma. Segundo a Caixa, 16% dos beneficiários devem fazer o saque no mês que vem. Confira o calendário:
10 de Março: Nascidos em Janeiro e Fevereiro
10 de Abril: Nascidos em Março, Abril e Maio
12 de Maio: Nascidos em Junho, Julho e Agosto
16 de Junho: Nascidos em Setembro, Outubro e Novembro
14 de Julho: Nascidos em Dezembro
Terão direito aos saques aqueles que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa e ficaram com o dinheiro retido na Caixa. No entanto, o acesso aos recursos está restrito a quem deixou o emprego até 31 de dezembro de 2015. De acordo com o Ministério do Planejamento, serão injetados R$ 30 bilhões na economia.
* Estagiário sob supervisão do editor Humberto Rezende.