Economia

Correios terão telefonia pré-paga no Distrito Federal em abril

Oferta de planos móveis e recargas começa por São Paulo. Até o fim do ano, serviço estará disponível em todas as agências do país

Simone Kafruni
postado em 07/03/2017 06:00

Desenho de aperto de mãos que saem de dois telefones

Os Correios iniciaram ontem as operações na área de telefonia móvel, com oferta de planos pré-pagos e recargas de R$ 30. A primeira fase do projeto prevê o serviço em 12 agências da cidade de São Paulo, totalizando 164 unidades na região metropolitana. Em abril, será a vez de Brasília e Belo Horizonte. A meta é alcançar todos os estados até o fim deste ano.

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O Correios Celular é uma parceria com a EUTV, prestadora de Serviço Móvel Pessoal (SMP), autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que será responsável pela infraestrutura de suporte às telecomunicações. Para o presidente da empresa pública, Guilherme Campos, o grande diferencial do serviço está na associação à palavra Correios, com presença nacional e capilaridade, ;aproveitando toda a infraestrutura física e equipes de vendas espalhadas pelo Brasil;. Yon Moreira, presidente da EUTV, destacou que os Correios possuem alto índice de confiança entre a população, que só perde para a família. ;Nós incorporamos a essas competências um plano de celular bom, bonito e barato;, disse.

No ano passado, o número de linhas de telefonia móvel caiu 5,33% em relação a 2015 e três das quatro companhias nacionais registraram números negativos. Na contramão dessa tendência, as operadoras móveis de redes virtuais (MVNO, na sigla em inglês para Mobile Virtual Network Operator) conquistaram novos clientes e a expansão foi expressiva. De olho nesse nicho de mercado, os Correios entraram no setor, como já fizeram a seguradora Porto Seguro, a Assembleia de Deus e outras pessoas jurídicas.

No geral, o acesso por linhas móveis encolheu no Brasil, de 257,8 milhões em dezembro de 2015 para 244 milhões no fim do ano passado. Na mesma comparação, a Datora, uma MVNO, conquistou 57,8 mil clientes, crescimento de 134,52%, e a Porto Seguro, 100,8 mil novos acessos, expansão de 28,68%.

O gerente de Monitoramento das Relações entre Prestadoras da Anatel, Fábio Casotti, explicou que a agência publicou uma resolução em 2010 para regulamentar uma tendência internacional de mercado. ;A ideia era oferecer uma alternativa às licitações de espectro, de forma a aumentar a participação e a concorrência;, disse. Casotti afirmou que o mercado brasileiro já tem bastante rivalidade, disputado pelas companhias detentoras de infraestrutura e outorgas.

;A resolução abriu a porta para outros tipos de ofertas. As MVNO utilizam a infraestrutura das operadoras tradicionais, mas agregam conteúdo e relacionamento com os clientes;, detalhou. Pela regulamentação, há duas possibilidades, autorização ou credenciamento. ;A MVNO se filia a uma das quatro grandes e obtém autorização da Anatel para operar, enquanto a credenciada pode se associar a essa MVNO para usar a sua marca. É uma dinâmica de arranjo de agregação;, emendou.

Bordas do mercado


É a partir da associação com a EUTV, que utiliza a rede da TIM, que os Correios entraram no mercado, oferecendo chips pré-pagos, cargas e recargas em seus pontos de venda. O coordenador do Correios Celular, Ara Minassian, destacou que as operadoras virtuais de telefonia móvel, ;ou miniteles, como tratam alguns;, atuam em bordas do mercado ou em nichos, complementando as ofertas mais gerais das prestadoras tradicionais. ;São importantes como um complemento que assegura mais oferta dos serviços. No mundo, as operadoras virtuais de telefonia móvel respondem por algo entre 5% e 15% do mercado, havendo casos em que esse percentual pode chegar a 40%. Não constituem uma revolução no setor, mas, sim, uma evolução, que enriquece as ofertas aos clientes;, disse.

Entre os benefícios para o consumidor, Minassian citou a maior proximidade entre clientes e operadora. ;Outro é a possibilidade de desenvolvimento de planos mais específicos, que façam sentido para um determinado nicho de mercado ou grupo de clientes;, acrescenta.

A estatal, que recentemente anunciou um plano de demissão incentivada para recuperar a saúde financeira, alegou não ter feito aporte de recursos. ;Na qualidade de credenciado, os Correios não precisam fazer nenhum investimento para atuar como operador de telefonia, já que toda a infraestrutura de telecomunicações será responsabilidade da EUTV;, justificou.

As 12 agências que vão oferecer o serviço em São Paulo são: Brás, Central de São Paulo (República), Cidade de São Paulo (Vila Leopoldina), Guaianazes, Itaquera, Mooca, Nossa Senhora da Saúde, Osasco, Penha de Franca, Santana, Silva Bueno (Ipiranga) e Vila Prudente.

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