Margareth Lourenço - Especial para o Correio
postado em 03/04/2017 16:40
O Brasil acumula um deficit de 850 km de trilhos para atender à demanda de passageiros por trens e metrôs nas grandes cidades e suas regiões metropolitanas. Para chegar a esse montante seriam necessários investimentos do porte dos que foram feitos para as Olimpíadas, no Rio de Janeiro, em um prazo de 20 anos. Ou seja, precisariam ser acrescentados pouco mais de 40 km por ano. Porém, a realidade está bem aquém. No ano passado, apenas 21,7 km foram acrescentados à malha nacional, o que representa um acréscimo de 2,8%. Hoje, o país soma 1.034 km de linhas operando em 11 unidades da Federação.
As informações são da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) que na manhã desta segunda-feira (3/4) divulgou o balanço do período 2016-2017. Atualmente, há 14 empresas operando uma rede que soma 44 linhas, entre metrôs, trens urbanos e outros veículos sobre trilhos. E todas essas linhas juntas transportam pouco menos de 10 milhões de passageiros por dia. A diferença é brutal se ;comparada a uma única linha da China;, que transporta esta quantidade de passageiros diariamente, comparou o presidente do Conselho da ANPTrilhos, Joubert Flores, durante o evento na manhã de hoje em Brasília.
Ele também destacou que mais de 70% dessas viagens são de transporte de trabalhadores e que com o acirramento da crise econômica e consequente desemprego, o volume de passageiros teve queda de 2015 para 2016. ;Essa é uma percepção que as pessoas estão tendo dos trens estarem mais vazios;.
Porém, ele destaca que com a retomada do crescimento, a situação dos transportes sobre trilhos tende a piorar, considerando a timidez nos investimentos e as futuras necessidades. Ele avalia que cidades com mais de um milhão de habitantes teriam que ser transportadas pelos veículos sobre trilhos, devido à sua grande capacidade, quando comparadas a ônibus, por exemplo. ;Um trem com seis carros pode transportar 2 mil, enquanto um ônibus pode chegar a ter capacidade para transportar apenas 70 pessoas;, destaca.
Apesar de a necessidade de uma maior expansão da oferta de transporte sobre trilhos, a expectativa é que o país ganhe 219 Km de trilhos urbanos nos próximos cinco anos. Atualmente há 19 projetos contratados ou em fase de execução. Entre os entraves para atrair o capital privado para esses investimentos, o presidente da ANPTrilhos atribui ;a falta de regras claras e estáveis; para o segmento.