Rodolfo Costa
postado em 07/04/2017 09:23
A inflação continua desacelerando a passos largos. Em março, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,25%, segundo divulgou nesta sexta-feira (7/3) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é o menor para o mês desde 2012. No trimestre, a carestia apresenta um crescimento de 0,96%. É o nível mais baixo para o período desde o início do Plano Real, em 1994.
Leia mais notícias em Economia
Leia mais notícias em Economia
[SAIBAMAIS]Com o desempenho mensal, a inflação acumula em 12 meses uma alta de 4,57%. Dado o ritmo de arrefecimento de preços, o IPCA atingirá o centro da meta, de 4,5%, ainda em abril. Para analistas, esse movimento reforça o espaço que o Banco Central (BC) tem para ampliar o corte da taxa básica de juros (Selic), que atualmente está em 12,25% ao ano.
As apostas do mercado são de que a autoridade monetária deve aumentar o corte de 0,75 ponto percentual para 1 ponto percentual. O destaque entre as categorias de despesas estudadas pelo IBGE ficou por conta dos gastos com transporte, que caíram, em média, 0,86%. O item que mais contribuiu para esse movimento foi a gasolina, uma vez que o litro ficou, em média, 2,21% mais barato.