Economia

Meio eletrônico deve agilizar visto para quem quer vir ao Brasil

Pacote de modernização apresentado ontem pelo governo deve atender a quatro países inicialmente. Também consta no projeto a implementação do modelo de gestão da Embratur

postado em 12/04/2017 11:10

No lançamento do Plano Brasil %2b Turismo, o ministro Max Beltrão anunciou a efetivação dos vistos eletrônicos para estrangeiros ; regulamentados desde 2014, mas ainda não implantados. Os primeiros países atendidos serão Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão e a expectativa do governo é tornar o processo de liberação destes turistas no Brasil mais rápido, pois elimina a necessidade de ir a consulados e embaixadas brasileiras para conseguir o documento. Segundo o ministro, também está em estudo a ampliação do sistema para a Índia e China.


Também consta no pacote a modernização do modelo de gestão da Embratur. De acordo com integrantes do governo, haverá uma mudança da natureza jurídica de autarquia para Serviço Social Autônomo. A Embratur passará a se chamar Agência Brasileira de Promoção do Turismo. Com essa alteração, a agência poderá atuar de forma mais competitiva no mercado internacional e receber recursos privados para o desenvolvimento de projetos de interesses comuns.

O plano estabelece que a partir de agora, o Ministério do Turismo e a Embratur estão autorizados a realizarem parcerias com as instituições privadas com o intuito de fortalecer a promoção dos destinos nacionais.

A ideia do governo é atualizar também Lei Geral do Turismo, criada em 2008. Ao todo, serão sugeridas 118 alterações nas atuais regras que serão encaminhadas para votação no Congresso Nacional em regime de urgência. ;A atual lei foi feita em 2008. De lá para cá, muita coisa mudou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação