Economia

Comissão especial da Câmara aprova texto da reforma trabalhista

O placar foi de 27 a 10 em defesa do texto do relator Rogério Marinho (PSDB-RN)

Estado de Minas
postado em 25/04/2017 17:37

O texto da reforma trabalhista foi aprovado na Comissão Especial da Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira (25/4). O placar foi de 27 votos favoráveis e 10 contrários. Não houve abstenções. Foram apresentados 27 destaques ao texto do relator Rogério Marinho (PSDB-RN), sendo dois rejeitados. A votação dos destaques acontecerá na sequência da votação do texto-base e será nominal.

A previsão agora é que as emendas sejam votadas e já nesta quarta-feira (25) em plenário. A proposta modifica a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelecendo que os acordos entre patrões e empregados prevaleçam sobre a lei nas negociações trabalhistas sobre temas como banco de horas, parcelamento de férias e plano de cargos e salários, entre outros.

Mudanças no texto

O relator da proposta, Rogério Marinho fez mudanças no texto que foi lido nesta tarde. Ele propôs o fim da contribuição sindical obrigatória e incorporou normas para reduzir o número de ações na justiça do trabalho. O relator incluiu ainda a possibilidade de negociação do aumento na jornada de trabalho, que poderá chegar a 12 horas.

Leia mais notícias em Economia

Marinho também atendeu a um apelo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, que acompanha a sessão na Câmara. Pelo novo parecer, fica proibido a contratação por meio de contrato de trabalho intermitente de profissionais que são disciplinadas por legislação específica. Por pressão da bancada feminina, o tucano incluiu no parecer a exigência de autorização de trabalho de gestante ou lactante em ambiente insalubre.

O relator aceitou retirar também o artigo que previa que, no momento do cálculo para cota de deficientes em empresas, fossem excluídas as vagas que fossem incompatíveis com pessoas nessa situação.

Com agências

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação