Marlla Sabino*
postado em 07/05/2017 08:25
Os brasileiros estão fazendo de tudo para presentear as mamães na data especial do próximo domingo. Apesar do orçamento limitado, os consumidores não pretendem deixar a data passar em branco. De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), sete em cada dez pessoas vão comprar presentes para o Dia das Mães. A expectativa é de que R$ 14 bilhões sejam injetados nos setores de comércio e de serviços somente por conta do evento.
Roupas, perfumes e cosméticos continuam liderando a lista dos produtos mais procurados neste ano, de acordo com o SPC Brasil. A estudante Natalia Moreira, 19 anos, entrou para essa estatística ao presentear a mãe, a administradora Natalia Moreira, 45 anos. Mas não quis arriscar: preferiu levá-la ao shopping para que fizesse a melhor escolha de perfume. ;Queria que ela levasse algo especial, com a cara dela, sem importar o preço;, conta. ;Não deixaria essa data passar sem um presente que vai ser usado com muito prazer. Vale muito a pena;, acredita.
Com expectativa de boas vendas no setor, a Lord Perfumaria investiu em lançamentos de produtos. ;Estamos com muitas novidades nas lojas e esperamos vendas muito boas;, afirma Ciro de Oliveira, analista de marketing da loja. ;Acreditamos no apelo da data e sabemos que produtos de perfumaria e cosméticos combinam muito com as mães;, destaca.
Estreia
A babá Juciane Souza da Silva, 24 anos, neste ano, vai também receber presente. ;Estou muito animada com a data, pela primeira vez como mãe. É um momento único;, conta. Desta vez, também comprou algo para a mãe, diferentemente do que ocorreu no ano passado, quando estavam longe uma da outra. Juciane também recorreu ao item mais procurado na data: depois de pesquisar bastante, conseguiu comprar um perfume dentro do orçamento. ;Tem muitas opções e descontos. Paguei à vista com o valor que eu tinha reservado para isso. Assim, não vou ter que me preocupar com dívidas;, comemora
Para Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, a crise não impactará as vendas deste ano. Ela acha que é possível para qualquer um agradar a mãe sem tornar o presente uma dor de cabeça para o resto do ano, na linha do que fez Juciene. ;Vemos uma preferência pelo pagamento à vista, o que é ótimo para o consumidor. Assim, ele não se enrola com as parcelas;, comenta. O pagamento do valor total do produto no ato da compra será o meio utilizado por 65% dos entrevistados na pesquisa do SPC Brasil.
Orçamento
Marcela recomenda que as pessoas analisem a disponibilidade de caixa antes de percorrer as vitrines. ;O consumidor precisa fazer com que o presente caiba no orçamento. É essencial que ele analise suas contas e seus gastos básicos e defina com clareza o quanto pode desembolsar. Há muitas opções de preços e é possível encontrar o produto adequado para agradar à mãe e ao bolso;, ressalta. Ela explica, também, que essa preocupação não passa despercebida do outro lado do balcão. ;O comerciante já percebeu que há uma diferença no consumidor atual, que procura promoções e condições mais condizentes com o que tem;, complementa a economista.
Segundo especialistas, o importante é pesquisar. Mas há quem se apresse e mesmo assim fique satisfeito, caso da dona de casa Joseane Lucena, 37 anos. Como a mãe mora no Piauí, Joseane se adiantou nas compras. Assim, o presente vai chegar a tempo para a data. ;Eu enviei um kit de cremes e produtos de beleza. Tomando cuidado, é possível economizar na escolha;, conta. De acordo com o SPC Brasil, não só as mães serão presenteadas na data. Esposas, sogras e avós também devem receber agrados dos maridos, genros e netos.
Tratamento de pele
Serviços também podem ser uma ótima opção de mimo. Para quem quer fugir do tradicional, presentear com um tratamento de pele tende a satisfazer as mais vaidosas. ;Temos muitas opções de tratamentos interessantes. É algo que, com certeza, vai agradar, melhorando a autoestima de qualquer mulher;, acredita o dermatologista Ricardo Fenelon, do Centro de Dermatologia e Laser de Brasília.
Conjunto Nacional
Os shopping centers continuam em destaque na preferência dos consumidores. ;As pessoas encontram as coisas com mais facilidade. Conseguem encontrar produtos para todos os gostos e bolsos;, afirma Cláudia Durães, gerente de marketing do Shopping Conjunto Nacional.
Para atrair clientela ainda maior, os shoppings estão preparando promoções e programação especial. Na celebração do amor materno, o Conjunto Nacional vai sortear um cartão pré-pago no valor de R$ 30 mil. A mãe ungida poderá gastar o valor em qualquer loja do shopping. Basta o filho comprar R$ 400 para ganhar um cupom que dá direito a concorrer ao prêmio. Clientes que efetuarem as compras com cartões Caixa Elo, transacionadas em máquinas Cielo, têm chances ainda maiores, com cinco cupons a cada R$ 400 em compras. Terão, além disso, duas horas de estacionamento grátis. E ainda levarão para casa uma caixa com botões de rosas de chocolate ao leite da Kopenhagen.
As vantagens agradaram o funcionário público Marcos Madeira, 40 anos, que aproveitou a ida ao Conjunto Nacional para garantir o agrado da mãe. ;Não tinha certeza se escolheria todos os itens de que eu estou precisando aqui, mas decidi concentrar as compras para ter maior chance de ganhar;, conta. Na avaliação de Marcos, os preços estão melhores neste ano. E a situação do consumidor também. ;No ano passado, a sensação era de que estava tudo mais apertado. Tive que quebrar o cofrinho para presentear;, relembra. ;O que ajuda é que os comerciantes estão se esforçando para aumentar as vendas e nós, os consumidores, estamos aproveitando para nos beneficiar com isso;, destaca.
Entre os dias 11 e 13 de maio, os clientes que forem ao shopping poderão resgatar um momento muito especial e amoroso entre mãe e filho: a hora de ninar. Em um estúdio musical, será possível a qualquer pessoa gravar a música que costumava ouvir quando criança e enviá-la à mãe pelas redes sociais.
Terraço
Com programação especial para o Dia das Mães, o Terraço shopping espera aumentar em 20% as vendas na data. ;Temos uma expectativa de crescimento não só pela melhora da economia, mas também pelo mix de lojas novas que atraem as mães;, conta Christiane Rodrigues, gerente de Marketing do Terraço Shopping. A cada R$ 250 em compras nas lojas do Terraço, o cliente ganha um lenço personalizado. E a cantora Zizi Possi se apresentará na próxima quinta-feira em um show em voz e piano, gratuito.;Queremos trazer boas experiências para as mães, por isso reunimos muitas novidades para a data;, conta Christiane.
O Pátio Brasil também preparou surpresas para os clientes: a cada R$ 250 em compras, os consumidores concorrem a cinco viagens com acompanhante para Maceió. Na hora de trocar as notas fiscais por cupons para concorrer ao sorteio, quem der mais R$ 10 leva para casa também um colar com coração da Swarovski. ;Nossa expectativa é ganhar fôlego com as vendas. Tivemos um período com muitos feriados, mas temos uma programação especial com atividades para crianças e mimos para as mamães;, ressalta Karina Camara, gerente de marketing do Pátio Brasil.
Para as mães que escolherem celebrar a data com um passeio no Shopping, alguns restaurantes oferecerão descontos. ;Vamos ter uma área com massagem, maquiagem e fotos para que as mães recebem esse carinho;, complementa Karine.
* Estagiária sob supervisão de Paulo Silva Pinto