Economia

Alta do PIB interrompe mais longa recessão da história, diz Planejamento

Para Dyogo Oliveira, resultado do PIB reflete ações do novo governo nos últimos 12 meses

Rosana Hessel
postado em 01/06/2017 13:19
O dado positivo do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2017, na comparação com os três trimestres imediatamente anteriores está sendo motivo de comemoração pelo governo de Michel Temer. O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, também demonstrou otimismo com o resultado.

[SAIBAMAIS];O PIB do primeiro trimestre apresentou crescimento de 1%, interrompendo a mais longa recessão da história econômica recente do País. É importante ressaltar que este resultado reflete um conjunto de ações de política econômica que tem sido implementado nos últimos doze meses e, em particular, o avanço das reformas econômicas no Congresso;, disse o ministro, em nota divulgada nesta quinta-feira (1/06).

Na avaliação de Oliveira, recuperação do PIB é explicada pela expansão, pelo lado da oferta, do setor agrícola, que deu um salto de 13,4%, acima das previsões do mercado. Além disso, o lado da demanda, também impulsionou a produção nacional pelo setor externo, com alta de %2b4,8% nas exportações. Ele destacou que o crescimento da indústria, de 0,9%, da recuperação do setor de serviços, que saiu de uma taxa negativa de 0,7% no trimestre anterior para uma taxa neutra, mostrou recuperação ;três setores agregados da economia;.

;Esse PIB se soma a outros números positivos que demonstram que a recuperação econômica está em curso e que terá continuidade nos próximos trimestres;, concluiu a nota.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação